Eduardo registra artigo da "Folha de S. Paulo"sobre a cidade de Palmas



O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) solicitou a transcrição, nos Anais da Casa, de artigo do jornalista Marcelo Beraba, diretor da sucursal da Folha de S. Paulo no Rio de Janeiro, em que o jornalista faz uma reflexão sobre a cidade de Palmas, capital do Tocantins, indagando se a cidade "é o último exemplo de um ciclo de irracionalidade, ou é o primeiro de um novo ciclo que se inicia". O senador disse que, com certeza, Palmas é um exemplo deste último caso, e aproveitou para traçar um paralelo entre a construção da cidade e a necessidade de se construir um novo Brasil.

No artigo, Marcelo Beraba menciona a qualidade de vida na cidade, que tem baixos índices de violência, mas manifesta preocupação com o seu crescimento populacional, que foi de 12% nos últimos cinco anos, segundo o IBGE, passando de 86 mil para 140 mil habitantes. O jornalista pergunta-se se haverá vontade política para dotar a cidade de infra-estrutura básica e urbanização adequada e alerta para o perigo de um crescimento irracional da cidade e do seu entorno, como ocorreu em Brasília.

Eduardo Siqueira Campos relacionou a construção de Palmas com a necessidade de reconstrução do país, afirmando que "o Brasil não se esgota no modelo litorâneo, que não foi capaz de penetrar no interior de si mesmo, de seu imenso território e de suas imensas riquezas". Para o senador, mais do que pela correção dos erros do passado, é pela reflexão e pela vontade política de iniciar uma nova descoberta do Brasil, de construir um novo Brasil que se pode reformar o país.

06/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo aponta Palmas como cidade que mais cresce no país

EDUARDO SIQUEIRA REGISTRA 10º ANIVERSÁRIO DE PALMAS

Eduardo registra a implantação de pólo de caprinocultura em Palmas

Quintanilha registra inauguração de aeroporto de Palmas e da usina Luis Eduardo Magalhães

ACM registra denúncia da 'Folha de S. Paulo' contra filho de Lula

Eduardo elogia artigo de O Globo sobre defesa do uso de hidrovias