Eduardo registra criação de novo corredor ecológico do cerrado



Eduardo registra implantação de novo corredor ecológico do cerrado Ao registrar a intenção do Japão de implantar mais um corredor ecológico no cerrado, com sua Agência Japonesa de Cooperação (JICA), o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) destacou que a cooperação internacional poderá tornar-se um plano concreto de desenvolvimento para o cerrado e a Amazônia.

A existência desse plano seria, inclusive, na avaliação do senador, a resposta brasileira às ameaças continuamente denunciadas à soberania do país, ameaças que, a seu ver, resultam da falta de uma proposta brasileira de cooperação dirigida para a produção sustentável de alimentos.

Com investimentos iniciais de US$ 250 mil da JICA, com igual contrapartida do governo brasileiro, o novo corredor ecológico deverá localizar-se no Vale do Paranã, em Goiás ou na região do Jalapão, abrangendo parte do estado do Tocantins, do Maranhão e da Bahia, segundo informou Eduardo Siqueira Campos.

O senador voltou a defender a importância do cerrado, que representa quase um quarto do território nacional e cobre quase dois milhões de quilômetros quadrados. Ele alertou para o perigo e o desperdício que representam o fato de essa região continuar sem uma rede adequada de transportes que lhe permita expandir sua produção em níveis adequados à sua potencialidade. Também disse que, se apenas 30% da área do cerrado for ocupada eficazmente, o Brasil poderá produzir ali mais de 100 milhões de toneladas de alimentos.

15/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto Corredor Ecológico do Jalapão é concluído

Projeto Corredor Ecológico do Jalapão (TO) lança novos produtos

Eduardo registra criação da Universidade Federal do Tocantins

EDUARDO REGISTRA CRIAÇÃO DE CENTRO DE PESQUISAS AMBIENTAIS EM TOCANTINS

Instituto Chico Mendes assina termo para implementar o corredor ecológico da região do Jalapão

Serys Slhessarenko registra primeiro aniversário do Dia do Cerrado