Eduardo registra que Tocantins combate tabagismo e doença de Chagas
No caso da primeira, contou Eduardo, a Secretaria de Saúde está trabalhando para obter o certificado, junto ao Ministério da Saúde, de Zona Livre da doença. Para isso, promove um inquérito sorológico e uma pesquisa sobre os lugares de incidência do inseto que transmite a doença, o barbeiro, em 52 municípios.
O senador disse que, em Tocantins, particularmente na região sudeste do estado, ainda existem focos de infecção, com aproximadamente cinco mil casos de contaminação. Nesses locais, acrescentou, estão sendo intensificadas a vigilância e a atenção médica aos infectados para erradicar a doença da região.
Quanto ao combate do tabagismo, Eduardo disse que a campanha está focada na conscientização dos jovens para o risco do vício que, observou, é o terceiro fator de mortes em todo o mundo. O Tocantins, informou, tem uma previsão de quatrocentos novos casos anuais de câncer provocados pelo fumo.
O senador anunciou também que serão desenvolvidas três campanhas antitabagismo por ano em Tocantins, sendo que a destinada ao jovens denomina-se Esporte sem Cigarro é Radical.Eduardo destacou ainda a campanha da secretaria para promover a inclusão social dos portadores de deficiências física ou mental, com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do estado. A idéia, explicou, é estimular a sociedade e as empresas a cumprir o ordenamento jurídico e constitucional, que já avançou no sentido de assegurar os direitos dessas pessoas.
31/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo registra o dia da autonomia do Tocantins
Eduardo registra aumento salarial da PM do Tocantins
Eduardo registra ações em favor dos índios no Tocantins
Eduardo registra compromisso de FHC de apoiar o estado do Tocantins
Eduardo registra criação da Universidade Federal do Tocantins
EDUARDO APLAUDE COMBATE ÀS FRAUDES NO TOCANTINS