Eduardo registra restauração de acervo histórico



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) registrou, em pronunciamento, as realizações do Projeto Monumenta, uma parceria entre o governo federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a preservação e a conservação do patrimônio histórico e artístico nacional. A inclusão do acervo patrimonial do Tocantins entre os beneficiários da iniciativa foi destacada pelo senador.

Segundo informou Eduardo, o convênio vai possibilitar a restauração de casarões e igrejas dos séculos XVIII e XIX, assim como a recuperação de praças e ruas do município de Natividade. Antiga capital da Junta Provisória da Província de Palmas, entre os anos de 1822 e 1824, Natividade teria sido incluída entre as 19 cidades brasileiras contempladas pelo Projeto Monumenta em razão de seu "precioso acervo histórico e arquitetônico".

"Felicito o Ministério da Cultura e o BID por essa importante iniciativa", declarou, estendendo os cumprimentos à Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins. Dos R$ 5 milhões a serem aplicados na restauração do patrimônio histórico e artístico tocantinense, o governo estadual vai participar com 30% do investimento total, informou o senador.

Iniciado em 1999, o Projeto Monumenta deve investir cerca de US$ 200 milhões no desenvolvimento de ações contínuas de preservação, valorização e auto-sustentação de conjuntos de patrimônio urbano. Entre as cidades brasileiras beneficiadas, Eduardo Siqueira Campos citou Ouro Preto (MG), Rio de Janeiro (RJ), Olinda (PE), Salvador (BA) e São Luís (MA).



19/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Incra do RJ publica edital para recuperação de acervo histórico

Universidade mostra histórico da cultura pernambucana em acervo virtual

Acervo retrata patrimônio histórico-cultural das escolas estaduais

Hospital de custódia de Franco da Rocha preserva acervo histórico

Hospital de Franco da Rocha preserva importante acervo histórico

Acervo histórico e artístico do Senado vai estar em livro e na Internet