Eduardo ressalta resultados agrícolas do Tocantins



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) salientou nesta quinta-feira (6) os bons resultados que o Tocantins tem atingido na agricultura e na pecuária, principais áreas de atuação econômica do estado. De acordo com o senador, o estado vem primando pela responsabilidade fiscal, compromete pouco acima de 40% de seu orçamento com a folha de pagamento e obteve da Secretaria do Tesouro Nacional classificação A para suas contas.

Esse quadro econômico e fiscal favorável tem garantido melhoria na qualidade de vida da população, destacou. Na agricultura, o êxito resultou, em grande parte, do interesse do mercado interno e externo por produtos orgânicos, livres de substâncias químicas ou nocivas à saúde em seu cultivo, apontou Eduardo. Um dos produtos mais procurados é o gado de corte orgânico, também chamado de -boi verde-, produzido com cuidados especiais, sem hormônios e anabolizantes, informou.

O atestado de zona livre de aftosa conseguido pelo Tocantins garantiu a seus produtos, conforme o senador, melhores preços e abertura de negociações nos mercados internacionais. Em 13 março, afirmou, o estado receberá visita de uma comissão que examinará a produção para liberá-la para exportação para a União Européia. Está prevista também a visita de uma comissão russa com os mesmos objetivos.

Eduardo salientou que o Tocantins é um dos maiores produtores agrícolas nacionais, com 56.239 propriedades rurais e um rebanho de 7 milhões de cabeças de gado, 85% de corte. O senador disse ainda que o estado foi um dos primeiros a ter uma Agência de Defesa Agropecuária, cujo principal objetivo é manter o Tocantins livre da febre aftosa.

O escoamento da produção tocantinense, no entanto, tem sido prejudicada pela má qualidades das estradas federais, para as quais Eduardo pediu melhorias ao governo federal.

Em aparte, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) afirmou que o problema das estradas brasileiras preocupa a todos, mas que as da região Norte certamente são as mais precárias, como a Transamazônica, que não recebe manutenção há 20 anos. Ana Júlia sugeriu ações de governo planejadas e maior uso das hidrovias.

Fome Zero

Eduardo Siqueira Campos também elogiou o programa Fome Zero e o desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manter maior relacionamento com mercados alternativos, como a Europa, frente às barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos.

- É um programa importante. Independente de partido, não podemos ser contra, nem desejar que dê errado. Mas acompanharemos o programa de forma crítica - disse.

Para o senador, é bom que o povo tenha dado à esquerda, de maneira democrática, a oportunidade de governar o país. Ele disse que não usará de ironia para apontar mudanças de comportamento do PT no governo, mesmo porque, na sua opinião, a população saberá dar seu veredicto na próxima eleição.

- Agora os debates serão mais democráticos e muitos dos que não sabiam por que as coisas não eram feitas agora descobrirão que não é por simples vontade política que tudo acontece - observou.



06/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos ressalta política energética do Tocantins

Eduardo Siqueira Campos ressalta projeto de desenvolvimento de Tocantins

Eduardo ressalta importância da Hidrovia Araguaia-Tocantins e da Ferrovia Norte-Sul

MOZARILDO RESSALTA RESULTADOS PRÁTICOS DA CPI DO JUDICIÁRIO

Mauro Miranda ressalta resultados da Conferência das Cidades

Patrocínio ressalta importância do programa Investe Tocantins