Eduardo saúda evangélicos do Brasil



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) cumprimentou os evangélicos do país, ao lembrar a comemoração, no último dia 30 em Brasília, do dia dedicado a essa comunidade religiosa. A data foi instituída por lei da Câmara Legislativa da capital, aprovada em 1995. Para o senador, o evento deve servir para uma profunda reflexão sobre a importância da doutrina e da ação religiosa e social das diversas igrejas evangélicas, que congregam cerca de 25 milhões de fiéis de Norte a Sul do país.

- Embora instituído apenas no Distrito Federal, representa uma merecida homenagem a uma considerável parcela de cidadãos brasileiros que buscam o seu aperfeiçoamento na observância da doutrina evangélica, no fortalecimento da fé e na prática de ações sociais - afirmou.

Ele destacou ações de promoção da cidadania desenvolvidas pelos evangélicos como a manutenção de creches e asilos para pessoas carentes, a distribuição de medicamentos e alimentos, e ações de promoção de saúde e de educação.

A fé evangélica, lembrou Eduardo, tem suas raízes no movimento protestante de Martinho Lutero e outros reformadores do século 16, tendo chegado ao Brasil no período colonial. Como instituição religiosa, entretanto, continuou ele, manteve-se incipiente por muitos anos, começando efetivamente a se estruturar em nosso país no século 19, com a vinda do missionário Robert Kalley, da Igreja Congregacional, e, em seguida, com a chegada do missionário Asshel Green Simonton, fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Nos anos seguintes, disse ainda o senador, outras importantes igrejas evangélicas aqui se estabeleceram como a Metodista, a Batista Brasileira, a Igreja Episcopal e a Igreja Cristã Evangélica, tendo surgido mais recentemente a Assembléia de Deus, a Congregação Cristã do Brasil e a Universal do Reino de Deus.



03/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Suplicy saúda os 165 anos de cooperativismo no Brasil

Eduardo saúda construção de trecho da ferrovia Norte-Sul

Eduardo saúda secretários da Juventude de Palmas e Tocantins

Eduardo Amorim saúda posse de Ayres Brito na presidência do STF

Eduardo Suplicy saúda participação de Antonio Candido na Flip

Eduardo Amorim saúda prefeitos que participam da 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios