Eduardo Siqueira Campos cobra mais atenção à criança



A criança é a maior vítima das desigualdades regionais e do modelo concentrador de riqueza existentes no Brasil, disse nesta sexta-feira (21) em Plenário o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO). Para ele, que disse ter grande esperança no novo governo, superar a situação de abandono a que está relegada a infância no país é um desafio de todos.

O senador destacou que, enquanto a criança abandonada nas ruas, em qualquer estado da Federação, permanece sem ser abordada e sem ter sua origem investigada, um carro roubado em um estado e deixado numa rua de outro estado é localizado rapidamente com a utilização do Renavam - Registro Nacional de Veículos Automotores.

O senador citou ainda a eficiência do serviço de recolhimento de cães nas ruas, que conta com a participação de técnicos e veterinários, e os serviços de proteção aos animais em extinção. -Mas quem está em extinção neste país é a infância que, prejudicada num primeiro momento, torna-se um quadro irrecuperável-, observou.

Eduardo Siqueira Campos referiu-se ao debate sobre a reforma tributária, expressando sua preocupação com a possibilidade de, dependendo dos rumos que forem tomados, a concentração de riqueza venha a ser ainda mais acentuada. E disse que, na questão da reforma previdenciária, não se negará a votar mudanças, ainda que impopulares.

- Temos, de um lado, o direito adquirido, e de outro, a herança adquirida, que é a criança na rua. Se achamos que não é justo ferir direitos adquiridos, muito mais injusto é manter o modelo que provoca o abandono da infância de maneira tão cruel - afirmou, defendendo a necessidade de o Congresso ser parceiro do novo governo.

O senador disse que o momento não é de cobrar coerência do PT, que estaria impossibilitado de fazer muito do que gostaria de realizar, mas de apoiar as medidas corretas que estão sendo adotadas. O discurso de Eduardo Siqueira Campos recebeu apartes dos senadores João Ribeiro (PFL-TO), Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e Romero Jucá (PSDB-RR).



21/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS COBRA MAIS FISCALIZAÇÃO PARA AS CONTAS CC-5

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DESTACA CONFERÊNCIA SOBRE DIREITOS DA CRIANÇA

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS COBRA MAISFISCALIZAÇÃO PARA AS CONTAS CC-5

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS COBRA DÍVIDA DA UNIÃO PARA COM O ESTADO DE TOCANTINS

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE AÇÃO MAIS AGRESSIVA EM FAVOR DO TURISMO

Viagem do presidente Lula à China será a mais importante, diz Eduardo Siqueira Campos