Eduardo Siqueira Campos destaca luta de Tocantins contra a febre aftosa



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) anunciou nesta quinta-feira (8) que o Tocantins está realizando uma campanha de vacinação contra a febre aftosa para garantir o status de zona livre de aftosa com vacinação, título obtido no final do ano passado. Ele informou que a situação alcançada pelo estado mostra os progressos conquistados pelo setor agropecuário nos últimos anos.

- Até 1999, o Tocantins era classificado como zona de alto risco, classificação que caiu para médio risco no início do ano 2000, para baixo risco em setembro do mesmo ano e, logo em seguida, para o atual status de zona livre de febre aftosa com vacinação - informou o senador.

Eduardo Siqueira Campos disse que o estado vem se esforçando para contribuir não apenas no abastecimento do mercado interno, mas de um modo especial abastecer o mercado externo com um produto competitivo e de alta qualidade. Ele elogiou o esforço do governo federal, que vem cobrando o fim das barreiras protecionistas impostas contra a importação de produtos brasileiros.

Sobre este assunto, Eduardo Siqueira Campos citou pronunciamento feito por Fernando Henrique Cardoso na Assembléia Nacional Francesa, quando condenou as medidas protecionistas não apenas adotadas pela França, mas também por outros países da União Européia e dos Estados Unidos.

Na opinião do senador por Tocantins, o governo federal também agiu corretamente ao enviar à 4ª Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Durban, na África do Sul, quatro ministros: Celso Lafer (Relações Exteriores), Sérgio Amaral (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Pratini de Morais (Agricultura e Abastecimento) e José Serra (Saúde).

Eduardo Siqueira Campos disse que o peso da delegação brasileira na reunião da OMC dá sentido à política de esforço de exportação recomendada pelo presidente Fernando Henrique, anunciada através do slogan "exportar ou morrer". Ele acrescentou que a agricultura brasileira enfrenta vários problemas para exportar seus produtos, principalmente devido as barreiras protecionistas.

Segundo o senador, no Tocantins existe igualmente preocupação com as exportações. Ele informou que há poucos dias uma caravana de empresários tocantinenses esteve na Itália estabelecendo contatos com grandes importadores de carne, e acrescentou que as perspectivas de êxito das negociações são muito grandes.

08/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos faz apelo pela manutenção de Tocantins como área livre da febre aftosa

Eduardo Siqueira Campos destaca avanços de Tocantins

RAMEZ TEBET DESTACA LUTA CONTRA A FEBRE AFTOSA

Eduardo Siqueira Campos destaca governo itinerante no Tocantins

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DESTACA PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO DO TOCANTINS

Eduardo Siqueira Campos destaca programas sociais desenvolvidos no Tocantins