Eduardo Siqueira Campos faz apelo pela manutenção de Tocantins como área livre da febre aftosa



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) apelou ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para que mantenha Tocantins na condição de área livre de febre aftosa, -classificação conseguida às custas de investimento em tecnologia, convênios e muito trabalho, uma luta de mais de dois anos-, disse o senador.

Eduardo referia-se à decisão do ministro de rastrear as 4,5 mil cabeças de gado importadas dos Estados Unidos e do Canadá, em busca de sinais da doença da vaca louca ou de aftosa.

- Quero elogiar a decisão do ministro, o zelo que demonstra, porque o Brasil está conquistando novos mercados, como o Mercado Comum Europeu- disse o senador, que reiterou a excelência da produção de carne do Tocantins, um dos grandes exportadores do país.

O senador leu em Plenário parte da reportagem do jornal Correio Braziliense que aponta o Brasil como o atual maior produtor e exportador de carne bovina do mundo nos últimos 12 meses.

- É este o Brasil que dá certo, que produz, que conseguiu erradicar a febre aftosa, condição que é aceita e reconhecida pelos mais importantes países do mundo.

Eduardo citou como ponto negativo - também mostrado na reportagem - o fato de que os custos dos produtores de carne terem subido 7%.



09/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos destaca luta de Tocantins contra a febre aftosa

EDUARDO REGISTRA ESFORÇO DE TOCANTINS PELA ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA

São Paulo retoma o status de área livre de febre aftosa

Eduardo Siqueira Campos cumprimenta Tião Viana pela decisão de continuar como líder do PT

Técnicos iniciam em abril visitas a 6 estados para ampliar área livre de febre aftosa

Apesar de reconhecida como região livre de febre aftosa, ações continuam na fronteira do MS