Eduardo Siqueira Campos lembra o Dia Nacional de Combate ao Câncer



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) registrou a passagem do Dia Nacional de Combate ao Câncer, na última sexta-feira (27). Ele lembrou que a data foi instituída pelo Ministério da Saúde em 1998, com o objetivo de despertar a consciência da população para a luta contra a doença.

De acordo com o senador, a campanha deste ano, com o tema -Conhecer para prevenir-, teve o intuito de alertar o público sobre a importância da informação para a prevenção e a detecção precoce da doença. A população, com a campanha, está recebendo informações sobre fatores de risco, mentiras e verdades sobre o câncer e dicas para se proteger.

Eduardo Siqueira Campos explicou ainda que há mais de 100 tipos de câncer, que têm em comum o crescimento desordenado, maligno, de células que invadem tecidos e órgãos, e espalham-se para outras regiões do corpo, no processo chamado de metástase. O senador apontou para o perigo do tabagismo e do alcoolismo, principais causadores de câncer, e lembrou que a mudança de hábitos alimentares também pode prevenir o aparecimento da doença em pelo menos um terço dos casos.

- Independentemente de conotações partidárias, a luta contra o câncer é uma luta de todos os brasileiros. Por isso, todas as ações nesse sentido serão, sempre, elogiáveis e elogiadas, mesmo por nós, de um partido de oposição ao atual governo. Fazemos oposição ao governo; não, ao Brasil e aos brasileiros - declarou.

O senador mencionou, porém, a recente crise vivida pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro.

- Infelizmente a data vem antecedida de violenta crise de gestão no Inca, que chegou a afetar a credibilidade do governo na área da saúde. É uma pena que órgão de excelência e de referência no país e no estrangeiro tenha que passar por dissabores semelhantes. Esperemos que a experiência sirva de lição e que novo modo de gerir órgãos sensíveis como o Inca seja implantado, em benefício da nossa gente - acrescentou.



01/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos pede ações de combate à varíola bovina

Eduardo Siqueira Campos quer que mulheres sejam foco no combate à Aids

Eduardo Siqueira Campos critica Agência Nacional de Saúde

Eduardo Siqueira Campos aponta "pára-choque da política nacional"

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS PROPÕE CADASTRO NACIONAL DE CONTAS CORRENTES

Dia Nacional do Combate ao Câncer: São Paulo conta com Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer