EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS PROPÕE CADASTRO NACIONAL DE CONTAS CORRENTES
Segundo o senador, a falta de controles adequados na área financeira tem ficado evidente, especialmente depois das investigações procedidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Financeiro.
- Na CPI do Sistema Financeiro, o Banco Central não teve condições de fornecer os dados solicitados em relação a grande parte das 52 pessoas investigadas, como também não teve condições de garantir plena confiabilidade em relação às informações prestadas - lamentou Eduardo Siqueira Campos.
Além da limitação dos intrumentos do Banco Central e das amarras da Justiça, existe má vontade por parte dos bancos, que dispõem de meios para esconder operações, distorcer informações ou demorar a fornecê-las, conforme o senador.
Eduardo Siqueira Campos explicou que o projeto visa dotar o poder público de um instrumento eficaz, instantâneo e transparente da movimentação financeira, de modo a obter informações necessárias ao combate a crimes e irregularidades, tanto no setor público quanto na iniciativa privada.
- Preocupado com a privacidade e os direitos individuais, tive o cuidado de inserir na proposta os dispositivos garantidores das normas referentes ao sigilo bancário - ressalvou o senador.
09/12/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS COBRA MAISFISCALIZAÇÃO PARA AS CONTAS CC-5
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS COBRA MAIS FISCALIZAÇÃO PARA AS CONTAS CC-5
EDUARDO PROPÕE QUE BC TENHA CADASTRO COM TODAS AS CONTAS
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS PROPÕE MUDANÇA NA LEGISLAÇÃO
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS PROPÕE REDIVISÃO TERRITORIAL
Eduardo Siqueira Campos lembra o Dia Nacional de Combate ao Câncer