Eduardo Siqueira Campos pede ações de combate à varíola bovina



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) pediu ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, providências no combate ao surto epidêmico de varíola bovina que atinge o Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, e que ameaça se alastrar por todo o país. A moléstia, explicou o senador, além de ser transmissível ao homem, ataca as tetas das vacas impedindo a produção de leite.

O surto já atingiu 800 vacas na região, confirma recente reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Além disso, 70 trabalhadores já teriam sido infectados. Eduardo alertou para o risco de a doença se alastrar, citando declaração do pecuarista Jorge Rubez, de que basta um trabalhador rural estar com o pé sujo e pisar no capim para contaminar vacas que nele se deitem.

Entre as medidas que devem ser adotadas no combate à varíola bovina, o senador destacou a rigorosa higienização dos locais de ordenha, considerada pela pesquisadora Maristela Pituco, do Instituto Biológico de São Paulo, a fórmula mais eficaz para prevenção da enfermidade.

27/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos pede ações em favor da agricultura

Eduardo Siqueira Campos lembra o Dia Nacional de Combate ao Câncer

Eduardo Siqueira Campos quer que mulheres sejam foco no combate à Aids

Eduardo Siqueira Campos pede que BNDES financie estudantes

Eduardo Siqueira Campos pede que requerimento de CPI seja examinado pela CCJ

Eduardo Siqueira Campos pede recursos para eclusa do Lageado