Eduardo Siqueira Campos quer acabar com fiador para Fies



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) voltou a protestar nesta segunda-feira (18) contra a exigência de um fiador para o estudante que queira se candidatar a uma bolsa de estudos financiada pelo Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies), administrado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele anunciou que está preparando um projeto de lei para acabar com essa exigência. Siqueira disse também que apresentará outro projeto de lei que permita aos parlamentares destinarem suas emendas pessoais ao Orçamento da União (R$ 2 milhões cada) para bolsas de estudo. Hoje, essa destinação é vetada.

O senador concordou com o ministro da Educação, Tarso Genro, que classificou como "um escândalo" os números do mais recente Censo da Educação do Ensino Superior. Segundo o levantamento, as universidades privadas estão com 47,3% das suas vagas ociosas.

- Estamos perdendo 40 mil jovens por ano, entre 18 e 24 anos de idade, para o narcotráfico, o crime organizado e a violência - afirmou.

Eduardo Siqueira Campos protestou também contra a insistência do MEC de manter no seu site a exigência de fiador mesmo após a Justiça Federal ter determinado o seu cancelamento.

- Apenas 9% dos jovens brasileiros conseguem chegar às universidades. Não atingiremos a meta de 30% para este ano - assinalou.

Outro ponto que mereceu críticas do senador, foi a forma de inscrição para o Fies. Segundo disse, a única maneira de um estudante se inscrever para um financiamento de bolsa de estudo é pelo site do MEC na Internet. Ele lembrou reportagem veiculada pela TV Globo, no programa Fantástico, em que o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, explicava que o controle de freqüência dos alunos cadastrados no Bolsa Escola seria feito através de cartão magnético.

- Estão imaginando que o Brasil é o país da inclusão social. A inscrição pela Internet deixa fora do Fies todos os alunos das Regiões Centro Oeste, Nordeste e Norte. Esses alunos não têm acesso à universidade pública e não podem pagar uma particular - concluiu.



18/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo quer acabar com exigência de fiador para financiamento estudantil

Eduardo Siqueira Campos critica manutenção de exigências para o Fies

Eduardo Siqueira Campos comemora aprovação de projeto que faculta pagamento do Fies por meio de trabalho social

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS QUER POLÍTICA AGRÍCOLA PARA PEQUENO AGRICULTOR

Eduardo Siqueira Campos quer carne na cesta básica

Eduardo Siqueira Campos quer votações na convocação extraordinária