Eduardo Siqueira Campos quer expandir programa de transporte escolar



O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) aplaudiu o Programa Nacional de Transporte Escolar (PNTE), considerando-o um instrumento relevante para diminuir a dívida educacional no Brasil. Ele sugeriu a universalização do programa para cobrir todos os municípios brasileiros, como já acontece com a merenda escolar e o livro didático, bem como um programa especial para facilitar a aquisição de veículos, por parte das prefeituras mais pobres.

Para o senador pelo Tocantins, o programa do Ministério da Educação atingiu 1558 municípios em 1998 mas, no ano 2000, foram beneficiados apenas 961 municípios e 230 organizações não-governamentais. Hoje, esse financiamento se limita a R$ 50 mil por prefeitura e R$ 25 mil para instituições que atuem em educação especial.

- No caso de prefeituras muito pobres, em especial no interior do país, esse montante tem-se mostrado insuficiente, tendo em vista a demanda dos alunos, as distâncias a serem percorridas e sérios problemas de manutenção e operação das unidades - argumentou.

Eduardo Siqueira Campos referiu-se à dificuldade na aquisição dos veículos. Para ele, seria desejável que a prefeitura pudesse comprar veículos com concessões especiais ou descontos das fábricas, talvez até veículos usados, desde que cobertos por garantias adequadas.

17/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS. ANUNCIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO

Eduardo Siqueira Campos elogia programa Brasil Alfabetizado

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DESTACA PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO DO TOCANTINS

Eduardo Siqueira Campos quer carne na cesta básica

Eduardo Siqueira Campos quer votações na convocação extraordinária

Eduardo Siqueira Campos quer acabar com fiador para Fies