Eduardo Siqueira Campos rejeita redução da imputabilidade penal



Posicionando-se contra a redução da imputabilidade penal para 16 anos, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) sugeriu neste sábado (6) que o Brasil adote -medidas arrojadas e corajosas, como proibir que crianças fiquem abandonadas nas ruas-. Apesar dessa medida ser dispendiosa, admitiu o senador, ela sairá mais barato para o país do que condenar crianças pobres a perder seu futuro nas cadeias.

Eduardo comentou que a classe política brasileira deve refletir muito e tentar outras medidas antes de decidir pela atribuição da responsabilidade penal aos menores de 16 anos. Ele lembrou que algumas iniciativas, como a Bolsa-Escola e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), foram importantes para retirar as crianças das ruas, e deveriam ser ampliadas.

Outra iniciativa citada pelo senador foi o Programa Pioneiros Mirins, desenvolvido pelo governo de Tocantins. Ele registrou que 42 mil crianças daquele estado recebem uma bolsa complementar para freqüentar escolas e não precisar trabalhar ou perambular pelas ruas. Se programa semelhante fosse adotado pelo governo federal de forma proporcional em todo o país, 5 milhões de crianças seriam beneficiadas, estimou o senador.

- O Brasil avançou tanto no registro de veículos automotores que um carro abandonado do Oiapoque ao Chuí pode ser identificado em cinco minutos através da Internet. Em compensação, uma criança é capaz de passar vários dias abandonada nas ruas que ninguém irá até ela procurar saber de onde veio e por que está naquela condição - lamentou o senador.

Em aparte, a senadora Patrícia Saboya (PPS-CE), que coordena no Senado a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente e preside a CPI da Exploração Sexual, comentou que não seria justo penalizar jovens e adolescentes que não tiveram oportunidade de freqüentar boas escolas ou dispor de teto ou de abrigo para morar. Contrária à antecipação da maioridade penal, ela sugeriu que, ao invés de punição, as crianças e os adolescentes precisam é de oportunidades.



06/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ rejeita emenda que eliminaria limites para imputabilidade penal de menores

Subcomissão apóia luta contra redução da imputabilidade penal

CCJ rejeita redução da maioridade penal

Eduardo Siqueira Campos anuncia que seu pai passa bem

Eduardo Siqueira Campos parabeniza TV Senado

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS APÓIA A CPI DOS BANCOS