Eduardo Suplicy comemora redução da Selic



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comemorou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa básica de juros (Selic) de 9% para 8,5%. Em pronunciamento nesta quinta-feira (31), ele ressaltou que, com essa medida, o Brasil passa a ter a menor taxa de juros já registrada na história. Ele lembrou que as novas regras de rendimento da poupança, cujo indexador será a Selic, já começaram a valer.

Eduardo Suplicy defendeu a transparência do Copom, sugerindo que as reuniões do comitê passem a ser transmitidas ao vivo pela televisão, pelo rádio ou até mesmo pela internet para que as pessoas possam acompanhar a análise, pelos diretores do Banco Central, da política econômica do país.

O senador elogiou a decisão, já em vigor desde a reunião do Copom de quarta-feira (30), de os votos dos diretores serem abertos. Ele sugeriu que no Senado Federal seja feito o mesmo, principalmente em processos de quebra de decoro, em que os votos ainda são secretos.

A senadora Ana Amélia (PP-RS), em aparte, informou que o Copom já sinalizou que nas reuniões marcadas para 11 de julho e 29 de agosto a taxa de juros poderá sofrer nova redução. Porém, apesar das sucessivas reduções, a senadora lembrou que o Brasil tem uma das maiores taxas de juros se comparada às dos países emergentes.

- Nós estamos agora no ranking da competitividade, ocupando a 46ª posição, mas atrás de países como a Índia, o México e o Peru – disse a senadora.



31/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy destaca redução da Selic e homenagem a Pontes

Francisco Dornelles comemora redução da taxa Selic

Suplicy defende redução da taxa Selic pelo Copom

Suplicy cita modelo de crescimento da China para sugerir redução da taxa Selic

Eduardo Braga comemora redução da desigualdade social no Brasil

Eduardo Suplicy comemora eleições internas do PT