Suplicy destaca redução da Selic e homenagem a Pontes
Um dia após a redução da taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, que passou para 15,75% ao ano, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou a possibilidade de a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizar, na segunda quinzena de maio, audiência pública com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e dirigentes da instituição sobre a sistemática de revisão da Selic. Suplicy defende maior transparência nesse processo e quer saber como a cúpula do BC decide as mudanças nos juros.
Se descontada a inflação, que gira em torno de 5%, Suplicy observa que a atual taxa básica de juros situa-se em 10%, "uma das maiores do mundo". O petista comemorou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a Selic, mas comentou que dirigentes sindicais e líderes empresariais consideraram o declínio aquém do necessário. Citando reportagem do jornal Folha de S. Paulo, registrou ainda a previsão de Meirelles, comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de se manter a redução gradual da Selic nas duas próximas reuniões do Copom.
Astronauta
Outra questão destacada por Suplicy foi a homenagem prestada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao astronauta brasileiro Marcos Pontes, condecorado, nesta quinta-feira (20), em solenidade no Palácio do Planalto. Na sua opinião, a missão de Pontes ao espaço foi importante para despertar o interesse de crianças e jovens brasileiros pela pesquisa científica.
20/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Suplicy comemora redução da Selic
Ricardo Ferraço presta homenagem às mulheres e elogia redução da Selic
Suplicy defende redução da taxa Selic pelo Copom
Suplicy cita modelo de crescimento da China para sugerir redução da taxa Selic
Suplicy destaca redução da pobreza no Brasil
Redução da Selic afeta indicadores industriais, diz CNI