EDUARDO SUPLICY DIZ QUE FHC DESCONHECE DADOS SOBRE DESEMPREGO
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), líder do Bloco Oposição, disse hoje (dia 4) quedados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contestam a afirmação do presidente Fernando Henrique Cardoso à Folha de S. Paulo de hoje (dia 4) de que "a sensação de desemprego no país é maior que o próprio desemprego".
De acordo com esses indicativos, afirmou o senador petista, numa comparação anual de janeiro do ano passado a janeiro deste ano, o número de pessoas economicamente ativas no país aumentou 2,2%, "puxados" pelo acréscimo do número de pessoas desocupadas ou procurando trabalho, de cerca de 44,1%, "já que o númerodos que estão trabalhando manteve-se praticamente estável, o que elevou a taxa média de desemprego aberto em 2,1 pontos percentuais".
- Nesse período, o número de pessoas trabalhando aumentou no setor de serviços 2,5%, e no comércio, 0,6%. Em contrapartida, caiu aproximadamente 4% na indústria de transformação e na construção civil - disse Suplicy, informando ainda que o número de empregados sem carteira assinada caiu 2,7%.
Segundo Suplicy, a opinião pública, de acordo com pesquisas publicadas na imprensa esta semana, considera que o atual presidente da República "é o que menos enfrentou o problema do desemprego, comparado aos governos anteriores".
Para o senador, o presidente deveria "pensar melhor sobre sua afirmação e verificar os dados do IBGE, além de ler melhorlivros sobre taxas de desemprego". Na sua opinião, a equipe econômica deveria mesmo é criar instrumentos para criar políticas de empregos, como financiamentos a pequenos empresários - "quando o Banco do Brasil não cobra dívidas sequer do deputado Sérgio Naya" -, expansão da Reforma Agrária, e implantar programas de renda mínima e financiamentos a cooperativas, inclusive do Movimento dos Sem- Terra".
04/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
EDUARDO SUPLICY ALERTA PARA AUMENTO DO DESEMPREGO EM SP
Eduardo comenta pesquisa sobre índice de desemprego de até 70% entre jovens
SUPLICY FALA SOBRE DESEMPREGO EM ENTREVISTA À TV SENADO
SUPLICY COMENTA DESEMPREGO E PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE FAT
Eduardo Suplicy comenta palestra sobre transferência de renda
Eduardo Suplicy agradece investigação na PM sobre abusos em Pinheirinho