Eduardo Suplicy presta solidariedade a vítimas de ofensas racistas no futebol
Os episódios recentes de ofensas racistas a jogadores e árbitros de futebol motivaram o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) a requerer nesta terça-feira (11), em Plenário, voto de solidariedade às vítimas.
Segundo Suplicy, essas ocorrências são mais comuns do que se imagina no mundo do futebol, atingindo jogadores, árbitros e dirigentes negros, mas os casos dificilmente se tornam públicos. O senador exaltou a participação dos negros no futebol brasileiro e cobrou punição exemplar para que as agressões racistas não se repitam.
Ele se referiu especialmente às ofensas dirigidas ao jogador Tinga, do Cruzeiro, em partida realizada no Peru, pela Taça Libertadores da América; aos ataques racistas contra o árbitro Márcio Chagas da Silva em partida pelo Campeonato Gaúcho; e aos xingamentos dirigidos ao jogador Arouca, do Santos, em partida pelo Campeonato Paulista.
- Quero solidarizar-me com o juiz Márcio Chagas da Silva, com os jogadores Arouca e Tinga, e tantos outros que na história do futebol têm sido vítimas destas manifestações e atitudes racistas. Vamos refletir, pensar a importância de se respeitar cada ser humano. Não importa sua origem, raça, cor e condição socioeconômica: é preciso que mostremos que esta não é a verdadeira realidade do futebol brasileiro.
11/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conmebol inicia investigação sobre ofensas racistas contra Tinga
Em sessão especial, Senado presta solidariedade a vítimas de discriminação
Renan presta solidariedade às famílias de vítimas de acidente aéreo da Gol
Brasil presta solidariedade e apoio às vítimas de explosão de oleoduto no Quênia
Rollemberg exalta agricultura de Brasília e presta solidariedade às vítimas de naufrágio no Lago Paranoá
Suplicy presta solidariedade ao músico Herbert Vianna