Eduardo Suplicy relata visita de parlamentares ao Irã



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) relatou nesta terça-feira (25), em Plenário, visita oficial de comitiva do Congresso Nacional ao Irã, entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

Suplicy, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e os deputados federais Ivan Valente (PSOL-SP) e Edson Santos (PT-RJ) visitaram o Ministério de Relações Exteriores do Irã, a Assembléia Consultiva Islâmica e o Centro de Inovação e Cooperação Tecnológica, onde discutiram a intensificação das relações econômica, cultural e científica entre os dois países.

Na área tecnológica, por exemplo, a comitiva conheceu projetos na agricultura, nanotecnologia, aviação e de equipamentos industriais, disse o senador, que lamentou, no entanto, que as relações entre os dois países tenham recuado nas áreas comercial e de ciência e tecnologia nos últimos anos.

A comitiva brasileira, acrescentou Suplicy, defendeu o diálogo e o entendimento entre o Irã, os Estados Unidos, a União Européia, a China e a Rússia sobre o programa iraniano de utilização da energia nuclear para fins pacíficos, de modo que, havendo acordo entre as partes, sejam eliminadas as sanções econômicas impostas ao Irã.

- Em nome da delegação, o senador Valdir Raupp observou a importância da troca de missões comerciais e econômicas e que o Brasil está aberto à cooperação nas áreas de energia, alimentos, medicina, farmacêutica e saúde, que o Brasil apoia as atividades nucleares pacíficas e está pronto a cooperar em ações, sobretudo para fins medicinais e farmacêuticos.

O senador Eduardo Suplicy aproveitou a ocasião para apresentar aos iranianos o Programa de Renda Básica de Cidadania, destinado a combater a pobreza.



25/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Suplicy relata visita a condenados do mensalão

Eduardo Amorim relata visita ao 28º Batalhão de Caçadores

Eduardo Suplicy relata participação no Parlatino

Eduardo Suplicy relata participação em reunião do Parlatino

Suplicy relata visita da Subcomissão da Verdade ao DOI-Codi de São Paulo

Suplicy relata visita à Penitenciária de Araraquara, depredada durante rebelião