Eduardo Amorim relata visita ao 28º Batalhão de Caçadores
Em discurso nesta terça-feira (3), o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) relatou sua visita ao 28º Batalhão de Caçadores do Exército, também conhecido como Batalhão Campo Grande, localizado em Aracaju, capital de Sergipe. O senador declarou apoio e admiração pelo trabalho desenvolvido pelo batalhão, criado em 1838.
- Fomos muito bem recebidos pelo atual comandante do batalhão, ao qual agradeço a receptividade, o coronel Roberto de Oliveira, e pelos demais oficiais, que nos mostraram as instalações do 28º BC e nos fizeram uma apresentação de todo o trabalho efetuado pelo batalhão – disse.
Amorim lembrou que o 28º Batalhão de Caçadores foi criado ainda no Brasil Império, em 28 de fevereiro de 1838, na cidade de Desterro, atual Florianópolis, capital de Santa Catarina. Em 19 de abril de 1851, disse o senador, o batalhão foi transferido para o Rio de Janeiro e, posteriormente, no ano de 1888, para Cuiabá, no Mato Grosso. Só em 1917, o batalhão foi instalado definitivamente em Aracaju.
O 28º BC, destacou o senador, participou de várias campanhas históricas, como a Guerra da Tríplice Aliança, as Batalhas de Passo da Pátria, Tuiuti, Humaitá, Itororó, Lomas Valentinas, Angustura, Avaí e Peribebuí.
O batalhão também participou da missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti, além de operações em cooperação com a Defesa Civil, como a distribuição de água potável por meio de carros-pipa.
Amorim disse ainda que o grupamento apoiou a realização do Projeto Rondon em 2013 nos estados de Sergipe e Alagoas e apoia ações de responsabilidade ambiental.
- O trabalho desenvolvido pelo 28º BC, Batalhão de Caçadores, é essencial - disse o senador, embora seja "silencioso e discreto".
03/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Suplicy relata visita de parlamentares ao Irã
Eduardo Suplicy relata visita a condenados do mensalão
Goellner relata visita de Mangabeira ao MT
Eduardo Suplicy relata participação no Parlatino
Heráclito relata visita a municípios do Piauí
CPI DO TRABALHO INFANTIL RELATA VISITA AO RIO GRANDE DO SUL