Suplicy relata visita à Penitenciária de Araraquara, depredada durante rebelião



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) relatou nesta terça-feira (11), em Plenário, visita que realizou na semana passada à Penitenciária de Araraquara, no interior do estado de São Paulo. O senador foi acompanhado na visita pelo prefeito da cidade, Edinho Silva, vereadores, advogados e a procuradora do Ministério Público Federal, Eloísa Helena Machado.

A penitenciária foi parcialmente destruída durante rebelião dos detentos em 16 de junho último. Os cerca de 1.400 presos estão vivendo no pátio do presídio desde a destruição das celas durante a rebelião.

Suplicy disse ter conversado com o diretor do presídio, Roberto Medina, e também com funcionários e detentos da instituição. De acordo com o senador, os funcionários da penitenciária expressaram preocupação com a própria segurança durante rebeliões, nas quais muitos acabam sendo feitos reféns pelos detentos.

Suplicy também informou ter se reunido, na noite da segunda-feira (10), com o governador de São Paulo, Cláudio Lembo, quando levou ao conhecimento do governador as reivindicações e manifestações presenciadas na penitenciária.

- Encaminhei a Lembo manifestação dos presos, dos servidores, e do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo, que pedem diálogo com o governador e com o secretário de Assuntos Penitenciários - disse Suplicy.

11/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alckmin visita policial ferido durante rebelião no Carandiru

Suplicy relata horror em penitenciária feminina

(Flash) Termina rebelião na penitenciária de Iaras

(Flash) Termina rebelião em Guareí e Penitenciária II de Itirapina

Eduardo Suplicy relata visita de parlamentares ao Irã

Eduardo Suplicy relata visita a condenados do mensalão