Educação é fundamental para reverter desemprego, diz Lúcia Vânia



Com dados que demonstram que 47% dos desempregados têm menos de 24 anos, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) cobrou ações do governo para valorizar a educação, que passa pelo estímulo de professores e sua formação em recursos tecnológicos. Da maneira atual, com professores desvalorizados e escolas em meio à insegurança, a senadora acredita que não há como oferecer esperança para a população jovem.

- Como estamos preparando essa geração para disputar uma vaga no mercado de trabalho cada vez mais seleto? De forma absolutamente precária - afirmou Lúcia Vânia, com base em pesquisa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) sobre a capacitação tecnológica dos professores brasileiros.

O estudo, disse a senadora, aponta que seis em cada dez professores brasileiros jamais utilizaram a Internet ou correio eletrônico. No total, são dois milhões de professores e 50 milhões de alunos sem preparo para o uso de ferramentas tecnológicas.

- O acesso restrito à tecnologia é a face cruel da exclusão digital. Atingindo o professor, responsável pela transmissão de conhecimentos e valores, o país compromete o próprio futuro, pois a inclusão digital é questão estratégica para o desenvolvimento para a geração de empregos - analisou.

A senadora lamentou que, quando era oposição, o PT "impediu a implantação de projeto que levaria computadores e Internet às escolas públicas". Dessa forma, continuou, os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), estimados em R$ 3 bilhões, continuam parados no caixa do Tesouro. O fato, para Lúcia Vânia, é grave, tendo em vista que 80% dos cinco mil professores que participaram da pesquisa da Unesco estão espalhados pelas 180 mil escolas públicas do país.

A falta de perspectivas, tanto dos jovens como dos professores, na opinião da senadora, agrava a violência. Ao mesmo tempo, Lúcia Vânia avaliou que a violência nas escolas, onde, rotineiramente, são encontradas armas e drogas, é um fator adicional para o desestímulo dos professores, que deveriam ser a profissão mais valorizada do país.

- Sem reverter esse cenário desalentador, não haverá esperança para reverter o desemprego em nosso país - alertou Lúcia Vânia.



04/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia aponta boas práticas para ensino fundamental

Lúcia Vânia cobra políticas para redução do desemprego

Criação de política nacional de resíduos sólidos é fundamental, aponta Lúcia Vânia

Fusão da Varig e TAM pode agravar desemprego, alerta Lúcia Vânia

Lúcia Vânia culpa "conservadorismo econômico" do governo pelo aumento do desemprego em 2003

Lúcia Vânia pede mais atenção para educação especial no PNE