Lúcia Vânia aponta boas práticas para ensino fundamental
Ao comentar a pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) destacou várias práticas, adotadas em redes de ensino de municípios escolhidos como modelo pelo estudo, consideradas indispensáveis para a melhoria do ensino fundamental no país.
A pesquisa referida porLúcia Vânia - Redes de Aprendizagem - Boas Práticas de Municípios que Garantem o Direito de Aprender - identifica 37 municípios que obtiveram os maiores avanços na qualidade do ensino fundamental.
Entre as medidas recomendadas, estão a integração de escolas em um mesmo método de trabalho; a valorização dos docentes; a realização de avaliações; o acompanhamento individual de alunos, ea valorização da leitura.
Salientando que o bom desempenho das escolas não pode ser creditado a fórmulas ou atividades complexas, Lucia Vânia destacou o fato de que dos 37 municípios mais bem classificados, 29 desenvolvem práticas generalizadas de incentivo à leitura, que não se resumem a estantes com livros arrumados em estantes pouco acessíveis.
Lúcia Vânia comemorou ainda a boa classificação obtida na pesquisa por cinco municípios goianos: Formosa, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Piranhas e Rio Verde.
26/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Criação de política nacional de resíduos sólidos é fundamental, aponta Lúcia Vânia
Ideli pede voto de aplauso para municípios com boas praticas de ensino
Educação é fundamental para reverter desemprego, diz Lúcia Vânia
Flexa e Lúcia Vânia veem discurso de estadista; Walter Pinheiro aponta para diálogo
Lúcia Vânia aponta crescimento do trabalho da Ouvidoria do Senado
Lúcia Vânia aponta falhas no programa Primeiro Emprego