Lúcia Vânia cobra políticas para redução do desemprego



Ao comentar o retorno ao país dos 262 brasileiros presos ao tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) cobrou do atual governo a implementação das políticas anunciadas para reduzir o desemprego e criar 10 milhões de novos postos de trabalho. Lúcia Vânia lamentou a situação desses brasileiros, incluídos aí 35 goianos, "que arriscaram a liberdade em busca do sonho de oferecer uma vida melhor para a família."

- Foram atrás do emprego que não conseguiram aqui no Brasil e acabaram presos e humilhados - observou, elogiando o trabalho, a seu ver excepcional, realizado pelos senadores Hélio Costa (PMDB-MG) e Marcelo Crivella (PL-RJ), que se deslocaram até os Estados Unidos para garantir um tratamento digno a esses cidadãos. Apesar do conforto proporcionado pelo retorno ao país e reencontro com os familiares, a parlamentar lamentou que o desemprego crescente não traga alento nem expectativa de melhoria de vida.

Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Lúcia Vânia registrou o aumento de 17% no número de trabalhadores sem carteira assinada e a queda de 12,9% nos rendimentos do trabalhador no primeiro ano da gestão petista.

- Há no ar um sentimento de amargura e de frustração diante das ações de um partido que prometia o paraíso - declarou.

Após "um ano perdido", a senadora tucana disse que é preciso tirar o social da fila de espera e conferir prioridade às políticas de redução das desigualdades e de geração de emprego e renda. Na sua opinião, a grande mudança operada pelo PT na área social não pode se resumir à unificação dos programas herdados do governo Fernando Henrique Cardoso.



28/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia cobra políticas sociais do governo para compensar "sobressaltos" na economia

Educação é fundamental para reverter desemprego, diz Lúcia Vânia

Lúcia Vânia quer integração em políticas para infância e adolescência

Lúcia Vânia elogia grupo que discutirá políticas públicas para juventude

Lúcia Vânia cobra solução para endividamento dos estados

Lúcia Vânia cobra recursos para desenvolvimento do Centro-Oeste