Educação faz projeto para prevenir câncer de mama nas escolas



Projeto Se Toque terá palestras e orientações médicas; meta é atingir cerca de 4 mil até o fim do ano

Outubro é o mês mundial de conscientização sobre câncer de mama. Em todo o mundo ocorrem ações informativas e preventivas sobre o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. A partir deste sábado, 11, a Secretaria de Estado da Educação lança um programa de ações educativas exatamente contra a doença, para professoras da rede e alunas de Ensino Médio (15 a 17 anos, geralmente).

O Projeto Se Toque intensificará as ações educativas voltadas à prevenção de câncer de mama, levando às escolas orientações sobre prevenção e tratamento de tumores. Todas as regiões da capital serão beneficiadas neste ano. A expectativa é atingir cerca de 4.000 pessoas.

Via projeto Escola da Família, que abre as escolas estaduais à comunidade no fim de semana, o projeto, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social, levará palestras para professores, alunos e para a comunidade. Não há restrição de participantes.

As palestras serão com médicos ginecologistas e mastologistas. Após o treinamento, as Diretorias de Ensino definem calendários de eventos e estratégias pedagógicas de divulgação para o Se Toque nas escolas correspondentes a sua região. As escolas de cada região divulgarão à comunidade seus calendários.

Além das palestras, os médicos responderão perguntas e indicarão os serviços de saúde que realizam exames como mamografia, ultra-sonografia e papa-nicolau. Ainda estão programadas peças teatrais sobre auto-exame.

Os participantes ganharão, ao final das palestras, o Colar da Vida feito de contas brancas que simbolizam os diferentes tamanhos que os nódulos de câncer podem ter. Quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, maiores são as chances de cura da doença. O colar tem como objetivo incentivar mulheres e homens a realizarem o auto-exame.

"O câncer de mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo. Porém, quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura. Por isso, é fundamental que a Educação divulgue informações e orientações sobre a doença às duas alunas e professoras", afirma a secretária de Estado da E

10/10/2008


Artigos Relacionados


Prevenção ao câncer de mama é ampliada nas escolas públicas

Dia Nacional do Combate ao Câncer: cartilha do Icesp dá dicas para prevenir o câncer

Instituto do Câncer é iluminado de rosa para lembrar luta contra câncer de mama

Projeto inédito no Brasil chega ao Icesp para ajudar no tratamento contra câncer de mama

Projeto garante exames periódicos pelo SUS para prevenção do câncer de mama e do colo uterino

Projeto do Icesp vai utilizar remo no tratamento de mulheres com câncer de mama