Educação Financeira do Banco Central



 

O Banco Central possui um Programa de Educação Financeira para tentar se aproximar mais dos cidadãos brasileiros e disseminar os conhecimentos sobre economia e finanças.

O programa prevê ações educativas de curto, médio e longo prazo para a população em geral e estudantes de todos os níveis e está estruturado em cinco pilares básicos:

  - Planejamento Financeiro: como administrar melhor o dinheiro, noções sobre orçamento (empresarial ou doméstico), compras a prazo, aplicações, consumo planejado ;

  • - Economia: conhecimentos básicos sobre inflação, taxas de juros, variação cambial, indicadores econômicos, poupança, dívidas interna e externa, além de outros temas da atualidade, relacionados ao dia-a-dia das pessoas;

  • -  Operações Financeiras: conceitos bancários, tipos de operações, o que são e como funcionam os agentes financeiros, direitos e deveres do correntista, denúncias e reclamações, relacionamento com o Banco Central (entidades reguladoras e de supervisão etc.), microfinanças (microcrédito e cooperativas);

  • - Banco Central: o que são, como agem, funções, limites de atuação tanto do Banco Central do Brasil e demais bancos centrais mundiais;

  • - Meio Circulante: uso e preservação de cédulas e moedas; combate à falsificação; história do dinheiro.

  • Ações implementadas pelo Programa de Educação Financeira:

  • Projeto Museu-Escola

  • Visitas monitoradas de escolas ao Museu de Valores (DF), onde são desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas adequadas à faixa etária e ao nível de escolaridade da turma. São atendidas, anualmente, cerca de15 mil estudantes das escolas públicas e privadas do Distrito Federal e entorno. Nas visitas de grupos escolares, que precisam ser previamente marcadas, os estudantes recebem informações sobre o dinheiro e sua história, além do papel do Banco Central. Ao final das visitas, são entregues publicações do Museu de Valores e do Programa de Educação Financeira .

    Projeto O Museu Vai à Escola

  • Extensão do Projeto Museu-Escola, leva as palestras e exposições às escolas do Distrito Federal e do entorno com o objetivo de divulgar a história do dinheiro no Brasil e no mundo. Faz uso de recursos audiovisuais e de publicações do Museu de Valores e do Programa de Educação Financeira.

    Projeto BC Jovem

  • Área do site do Banco Central destinada ao público infanto-juvenil com o objetivo de educar financeiramente esse público. Encontra-se em reformulação, mas seu conteúdo está disponível para visitas. Em breve, terá área de apoio para pais e professores, novos jogos e conteúdos, segmentados em três faixas etárias, para os ensinos fundamental e médio.

    Projeto BC e Universidade

  • Palestras mensais, ministradas por servidores do Banco Central nos auditórios do edifício-sede, dirigidas aos estudantes de nível superior, esclarecendo a atuação e as funções da Organização. As palestras são retransmitidas para todas as gerências-regionais do Banco Central. Os presentes recebem a cartilha “Banco Central, Fique por Dentro” além de publicações vinculadas aos temas das palestras. É possível baixar os conteúdos das palestras até 2009. Desde então, por conta de obras nos auditórios, o projeto está paralisado.

    Fonte:

    Programa de Educação Financeira do Banco Central

    Cartilhas do Banco Central:

  • Cadernos BC - Série Educativa

  • O pagamento mágico  (PDF - 2,5 Mb)
    O que é um Banco Central  (PDF - 1,2 Mb)
    O fantasma da inflação  (PDF - 1,0 Mb)
    O que é o dinheiro  (PDF - 1,0 Mb)
    O que são os bancos  (PDF - 1,1 Mb)
    Cartilha Dinheiro no Brasil  (PDF - 6,3 Mb)
    Revista Dinheiro Custa Dinheiro  (PDF - 19,3 Mb)
    Cartilha Banco Central: Fique por Dentro  (PDF - 858 Kb)


  • Links relacionados:

  • Como funcionam os bancos



17/04/2012 18:38


Artigos Relacionados


Educação Financeira do Banco Central

Banco Central decreta intervenção em instituição financeira

Banco Central divulga relatório de estabilidade financeira

Banco Central cria Comitê de Estabilidade Financeira

Banco Central realiza terceiro fórum sobre inclusão financeira

Banco Central realiza seminário sobre riscos e estabilidade financeira