Educação orienta alunos sobre doenças cardíacas



Falando de Coração tem parceria com a Philips e destina-se a estudantes de 5ª a 8ª série e de Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação e a Philips fecharam parceria para orientar cerca de 2 mil alunos de 5ª a 8ª série e de ensino médio sobre problemas no coração. É o projeto Falando de Coração, que ainda irá premiar os estudantes.

O projeto iniciará neste bimestre escolar em 30 escolas estaduais de tempo integral - abrangendo os 2 mil estudantes. O objetivo é levar aos adolescentes da rede estadual informações sobre o sistema cardiovascular e medidas que podem prevenir eventuais doenças do coração.

Em visitas quinzenais às escolas, um grupo de agentes da Philips levará informações a alunos e professores. A Secretaria já capacitou 71 professores sobre saúde vascular. A função deles será repassar aos alunos o conhecimento.

Divididos em equipes de até sete integrantes, os alunos realizarão pesquisas na internet e com a comunidade residente próxima das escolas para identificar as principais dúvidas que as pessoas têm em relação ao funcionamento do sistema cardiovascular. As equipes também criarão uma vinheta radiofônica de utilidade pública com informações sobre o funcionamento do coração. O intuito é envolver os estudantes e transformá-los em porta-vozes dos cuidados com a saúde cardíaca.

As 15 melhores vinhetas passarão por processo de edição musical. As três melhores serão veiculadas em rádios comunitárias. As escolas, os alunos e os professores quem ganharem serão premiados com aparelhos de MP3, DVD e de som.

Da Secretaria de Estado da Educação



09/17/2008


Artigos Relacionados


Fatos e mitos sobre as doenças cardíacas são o tema do programa "De Coração"

Papaléo quer mais divulgação sobre fatores de risco de doenças cardíacas

DOENÇAS CARDÍACAS SÃO TEMA DO CONSULTA MARCADA

Assembléia promove campanha de prevenção a doenças cardíacas

Pesquisa: Causas das doenças cardíacas e do diabetes no Brasil são investigadas

Programa "De Coração" aborda a psicologia no tratamento de doenças cardíacas