Papaléo quer mais divulgação sobre fatores de risco de doenças cardíacas
Médico, o senador Papaléo Paes (PMDB-AP) alertou que as doenças do coração são hoje um grave problema de saúde pública e, para evitá-lo, é preciso que a informação sobre a prevenção seja difundida para todos os brasileiros e para a classe médica. Segundo os dados que apresentou, as doenças cardíacas matam cerca de 300 mil pessoas em todo o mundo anualmente.
Entre as iniciativas de divulgação sobre a necessidade de prevenção, Papaléo citou reportagem da revista Veja que apresenta uma avaliação de risco, importante para que as pessoas tomem conhecimento da possibilidade de adoecer e, em conseqüência, tomar as medidas preventivas ou procurar tratamento.
- Fica muito claro, nessa avaliação, o malefício trazido pelo fumo e pela falta de exercício, bem como os fatores negativos que são diabetes, colesterol alto, hipertensão e obesidade - afirmou Papaléo, lembrando que o uso da aspirina, de medicamentos anti-hipertensivos e redutores de colesterol são avanços da medicina para evitar as doenças cardíacas.
O senador recomendou ainda o sítio mantido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (www.emforma.com.br ) que, entre outras informações úteis, traz uma tabela de avaliação de risco detalhada, o Teste de Risco Coronariano. Papaléo elogiou ainda a qualidade dos especialistas brasileiros na área.
28/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Estudo rastreia doenças cardiovasculares e fatores de risco
Pesquisa vai mapear doenças e fatores de risco à saúde dos brasileiros
Educação orienta alunos sobre doenças cardíacas
Fatos e mitos sobre as doenças cardíacas são o tema do programa "De Coração"
Ministério da Saúde divulga resultados de pesquisa sobre fatores de risco
DOENÇAS CARDÍACAS SÃO TEMA DO CONSULTA MARCADA