Educação profissional federal atinge 420 mil matrículas em 400 escolas



O mês de maio registrou um marco na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Com o início das aulas dos campi de São João dos Patos e de Barra do Corda, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, a rede passou a contabilizar 400 unidades em funcionamento, com 420 mil matrículas, sendo 301 mil delas em cursos técnicos, de formação inicial e continuada, e outros 118 mil em cursos de licenciatura, bacharelado, pós-graduação e superiores de tecnologia. Em 2005, a rede registrava 173 mil matrículas, somados os níveis básico e superior. Os dados são do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Das 400 escolas em funcionamento, 260 são novas, surgidas com o plano de expansão lançado em 2005. Cerca de 60 delas funcionam em instalações provisórias. Essas novas escolas geram 116 mil matrículas, mas têm capacidade para ofertar o dobro. Outras 35 estão com obras em andamento e ainda não deram início às aulas.

O investimento realizado pelo Ministério da Educação na construção e na aquisição de equipamentos para as escolas supera R$ 1 bilhão. “É uma evolução fantástica do ponto de vista quantitativo, mas também qualitativo”, explica o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. “A cada semestre, novas turmas ingressam, completando o ciclo de instalação dos campi, que têm capacidade de atender, em média, a 1,2 mil estudantes”.

O secretário também ressalta a ampla oferta, pelos institutos federais, de cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação em variadas áreas, sempre sintonizadas com os arranjos produtivos locais e regionais.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado este mês pela presidenta da República, Dilma Rousseff, prevê a construção de mais 120 campus de institutos federais. A meta é chegar a 2014 com 600 unidades da rede federal em todo País.

 

Fonte:
Ministério da Educação



17/05/2011 14:42


Artigos Relacionados


Educação abre matrículas para escolas estaduais de ensino integral

MEC quer melhorar a qualidade da Rede Federal de Educação Profissional

Congresso saúda centenário da Rede Federal de Educação profissional

Congresso saúda centenário da Rede Federal de Educação profissional

Rede federal de educação profissional terá R$ 150 mi para assistência estudantil em 2011

Senadores participam de anúncio de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica