Educadores defendem circulação de estudantes pelo Mercosul
Especialistas em educação que participaram da abertura do 1º Seminário Interno do Setor Educacional do Mercosul, na quarta-feira (24), defenderam maior intercâmbio de estudantes pelos países do bloco econômico. O evento, que está sendo realizado em Brasília até a sexta-feira (26), busca discutir as ações do novo plano de trabalho do Sistema Educacional do Mercosul (SEM) para o quinquênio de 2011 a 2015.
Para o assessor internacional do Ministério da Educação, Rodrigo Lamego, e o educador equatoriano Diego Vega, somente com a mobilidade de estudantes e professores ocorrerá uma inclusão educacional no bloco.
“A verdadeira integração se faz por meio da educação. A verdadeira integração se faz pela mobilidade de docentes e estudantes”, afirmou Vega, representante do governo do Equador no evento. “Para promover uma maior mobilidade de estudantes pelo Mercosul, trabalhamos para aprimorar o sistema de validação de diplomas e de reconhecimento de títulos”, explicou Lamego.
A vice-ministra de educação para gestão educativa do Paraguai, Diana Serafini, defendeu o seminário como um espaço onde todos os países podem se aprofundar no plano de trabalho quinquenal. Ela disse que seu país deseja fortalecer a integração educacional e uma identidade latino-americana no âmbito educacional.
Plano de trabalho
O plano de trabalho é orientado por oito princípios: confiança; respeito e consenso; solidariedade; cooperação; impacto; difusão e visibilidade; gradualidade, e diálogo e interação.
Entre os objetivos estratégicos do plano está a promoção e o fortalecimento de programas de mobilidade de estudantes, estagiários, docentes, pesquisadores, gestores, diretores e profissionais; a educação de qualidade para todos como fator de inclusão social, de desenvolvimento humano e produtivo; e a promoção de políticas que articulem a educação como um processo de integração do Mercosul.
Fonte:
Ministério da Educação
25/08/2011 10:45
Artigos Relacionados
Segundo edição do evento contará com 4,5 mil educadores e estudantes
Acordos facilitam circulação de pessoas no Mercosul
COMISSÃO CONJUNTA OPINA SOBRE CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS NO MERCOSUL
Suplicy diz que principal meta do Mercosul deve ser a livre circulação de pessoas
Relatório recomenda aprovação de acordo para livre circulação de pessoas no Mercosul
Senadores recepcionam estudantes iranianos e defendem democracia