Efraim assina pedido de CPI em Plenário, na tribuna



O líder da minoria, senador Efraim Morais (PFL-PB) assinou na tribuna do Plenário o requerimento pela instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar amplamente os financiamentos de campanhas eleitorais. A atitude do senador foi em resposta a uma indagação do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), sobre se Efraim apoiaria apenas uma CPI sobre o caso Waldomiro Diniz, ou se também apoiaria uma investigação total sobre outros casos irregulares.

Para Efraim, o escândalo da cobrança de propina por Waldomiro Diniz abala ainda mais a já desgastada imagem das instituições políticas republicanas. Na opinião do líder, ou se restaura essa credibilidade ou se estará pavimentando a estrada para o caos político e institucional. Ele enfatizou que a oposição não tem por objetivo, com o pedido de CPI para investigar o caso, colocar o governo no banco dos réus, mas apenas apurar as irregularidades.

Efraim rebateu o argumento do governo de que os fatos descritos pela revista Época remontam a um período anterior à atual gestão, lembrando que a CPI do PC Farias foi instalada em 1992 para investigar captação irregular de recursos ocorrida ao tempo da campanha eleitoral.

- Ou seja, tratava-se também de acontecimentos que precediam a posse do governo Collor. E PC Farias nem funcionário do governo era - comparou.

Ao destacar que existem suspeitas de que há "PCs dentro do PT", o senador disse que a frase é do deputado petista Fernando Ferro (PE). Em aparte, os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Mão Santa (PMDB-PI) apoiaram Efraim. A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL) disse que já havia assinado os dois pedidos de CPI e conclamou seus pares a fazerem o mesmo, caso não temam qualquer tipo de investigação.



17/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim assina convênio com Universidade de Salamanca

Efraim se defende e anuncia pedido de auditoria nos contratos do Senado

Efraim assina convênios entre ILB e instituições paraibanas

Jader assina pedido de criação da CPI da corrupção

Tribuna Popular/Deputados votam contra a criação da Tribuna Popular na Assembléia

PSB assina pedido de CPI da Petrobras ainda hoje, garante Rollemberg