Jader assina pedido de criação da CPI da corrupção
Jader esclareceu que caberá à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania decidir sobre a questão levantada pelo líder do governo no Congresso, deputado Arthur Virgílio (PSDB-AM), a respeito da legalidade da assinatura do presidente do Senado em requerimentos de criação de CPIs. O líder alegou que o presidente não pode ser ao mesmo tempo parte (como signatário) e árbitro (com relação à instalação da comissão).
- Esse problema é um problema que a Comissão de Constituição e Justiça vai responder; está sendo feita uma consulta e a comissão vai esclarecer essa matéria de natureza interpretativa; eu não tenho nada a dizer, a comissão é que irá se manifestar em relação ao assunto - concluiu Jader.
Com a assinatura do presidente do Senado, o requerimento contra com 22 apoios - são necessários 27 no Senado. O líder do Bloco Oposição, José Eduardo Dutra (PT-SE), se disse confiante em que outros parlamentares do PMDB apoiem a CPI. "Até agora não houve uma manifestação oficial do partido, e Jader disse que a sua posição tem caráter pessoal, mas acho que teremos outras assinaturas no PMDB", comentou.
A tentativa do deputado Arthur Virgílio de invalidar a assinatura de Jader foi criticada por Dutra. "Essa é uma posição ridícula que só mostra o desespero do governo"", frisou.
22/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jader aprova criação de corregedoria especial para apurar corrupção
Pedido o bloqueio dos bens de Jader
Jader é preso por corrupção
Jader diz que tomará as providências regimentais se chegar pedido da CPI
Efraim assina pedido de CPI em Plenário, na tribuna
ACM assina requerimento da CPI que investigará corrupção