Efraim lembra os 30 anos de morte de Josué de Castro



Os 30 anos da morte do médico e pensador pernambucano Josué de Castro foram lembrados pelo senador Efraim Morais (PFL-PB), que destacou o papel desempenhado por Josué na Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.

- Darcy Ribeiro conta, em documentário, que na década de 50 e 60, quando a ONU se reunia para debater ou decidir sobre algum assunto de relevância para o gênero humano, imprescindíveis eram as presenças de três personalidades da época, uma das quais era Josué de Castro - relatou.

Efraim disse que a projeção de Josué de Castro nas Nações Unidas elevou-o à condição de embaixador brasileiro na ONU, onde exerceu liderança na formação do consenso sobre a necessidade da proscrição de armas nucleares na América Latina e sobre o uso da energia nuclear para fins pacíficos.

- Seus mais de 20 livros escritos e inúmeros artigos sobre a temática da fome são componentes de um pensamento considerado pioneiro, paradigmático e, sobretudo, de atualidade desconcertante. Aponto as lapidares obras Geografia da Fome e Geopolítica da Fome, nas quais Josué de Castro analisa os motivos políticos por detrás da tragédia humana - ressaltou.



10/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro lembra a luta de Josué de Castro no combate à fome

Senado homenageia Josué de Castro

Inscrições para Prêmio Josué de Castro vão até dia 24

Senado reverencia memória de Josué de Castro

Prêmio Josué de Castro encerra inscrições hoje

Prêmio Josué de Castro incentiva combate à fome