Efraim Morais diz que falta ao PT projeto de governo



O senador Efraim Morais (PFL-PB) criticou nesta quinta-feira (29) o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Morais afirmou que o PT tinha um projeto de poder mas não de governo. "Aí está o nó na crise brasileira", disse. Para o senador, pior que a crise é a falta de perspectiva de saída.

- A crise obriga indivíduos e governos a buscarem soluções criativas. Mas não é o que se vê presentemente. Desça do palanque e comece a governar, o Brasil está no limite da sua paciência - disse.

Efraim afirmou que o PT sempre depreciou e desmereceu as administrações anteriores, fazendo crer à população que tinha uma receita para fazer o paraíso em curto prazo. O partido, afirmou, criou expectativas que exacerbaram a questão social. "Uma vez vitorioso nas urnas, gerou a frustração que está aí", afirmou.

O senador disse que como o governo não sabe o que fazer, insiste em jogar pedras no passado, querendo fazer crer que a culpa é dos governos anteriores. Efraim reconheceu que há dificuldades que não se originaram hoje, mas que a situação geral do país nunca esteve tão ruim como atualmente. Efraim acredita que nas duas últimas semanas o caos social agravou-se muito, exemplificou com o assassinato de garimpeiros por índios em Rondônia, invasões do Movimento dos Sem-Terra (MST) e rebeliões penitenciárias.

- Isso é fruto do desencanto da população mais carente, que acreditou nas promessas de redenção a curto prazo feitas por Lula na campanha. Por exemplo, Lula prometeu dobrar o salário mínimo em quatro anos. Isso não acontecerá. Este ano ficará em R$ 260 - disse.

Efraim Morais destacou ainda que na campanha Lula prometeu criar 10 milhões de empregos em quatro anos. Mas no primeiro ano do governo foi registrado, inversamente, uma diminuição de 700 mil postos de trabalho e recorde de desemprego em abril, maio e setembro de 2003 e novamente neste mês.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) alertou o governo para a necessidade de mudança de rumo. Também em aparte, o senador Flávio Arns (PT-PR) disse que o maior desafio do Brasil é a geração de empregos, distribuição de renda e crescimento econômico. O senador disse que essas são as maiores preocupações do governo Lula e um desafio para todos nós.

- Não é fácil, deve haver por exemplo, uma mudança na política econômica. Mas esse desafio deve nos unir. O Senado deve estar sintonizado com os anseios da população - disse.



29/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim Morais volta a criticar a falta de ação do governo na calamidade

Para Efraim Morais, cem dias do novo governo restabeleceram fundamentos do governo anterior

Efraim Morais critica atos do governo

Efraim Morais diz que contradições do governo desorientam investidores

Efraim Morais anuncia oposição ao governo, não ao país

Efraim Morais e Marisa Serrano criticam o Governo