Efraim Morais diz que integração dos Legislativos na América Latina é um desafio



Durante o encerramento, na última sexta-feira (31), do 1º Congresso Internacional de Integração do Parlamento Latino-Americano em Porto Velho (RO), o senador Efraim Morais (PFL-PB) destacou a importância da colaboração dos Parlamentos de todos os países americanos para a consolidação da democracia e do pluralismo no continente.

VEJA MAIS

O senador classificou a integração dos povos latino-americanos por meio de seus Legislativos como "um desafio". Efraim, que é Presidente Nacional do Programa Interlegis, conduz o processo brasileiro de integração do Poder entre as esferas municipais, estaduais e federais.

- Se internamente em cada país há divergências, entre seus segmentos, classes, muito mais ocorre no contexto das relações internacionais. O processo de globalização propõe um novo entendimento entre as nações, no qual integração é a palavra-chave. Ainda há um longo caminho a ser percorrido pelo nosso continente - disse, valorizando a iniciativa do evento, como um dos primeiros passos desse processo.

Para o senador Amir Lando (PMDB-RO) somente a integração entre os povos poderá promover uma sociedade livre capaz de valorizar a essência do ser humano. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) também fez parte da Mesa que finalizou o encontrou que lotou o auditório do Tribunal de Contas da União de Rondônia.

O Presidente do Interlegis anunciou ainda que o resultado do 1.º Censo do Legislativo será divulgado no próximo dia 5 de abril, em Brasília. O Censo foi uma iniciativa pioneira do Programa, que promoveu um "raio-x" do Poder Legislativo. Efraim comentou alguns casos presenciados pelos recenseadores Brasil afora, entre eles, um conflito entre os vereadores e o prefeito de um município, que culminou na expulsão dos parlamentares da sede prefeitura, onde funcionava a Câmara. Os vereadores, conta o senador, passaram então a se reunir embaixo de uma árvore em uma praça pública, o prefeito, então, mandou cortar a árvore.

Cidadãos honorários de Rondônia

Na manhã desta sexta-feira a Assembléia Legislativa entregou ao gaúcho Amir Lando e ao paraibano Efraim título de cidadão honorário do estado. Na ocasião, Amir Lando revelou em entrevista à TV Senado que concorrerá ao governo de Rondônia nas próximas eleições.



31/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Educação é desafio para toda a América Latina, diz ministro

CRE debate integração elétrica na América Latina

Comissão discute infraestrutura e integração na América Latina

Pedro Simon defende integração da América Latina

Itaipu implanta curso de pós sobre integração energética na América Latina

Brasil defende projetos estruturantes de integração regional para a América Latina