Pedro Simon defende integração da América Latina



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu, em pronunciamento feito nesta terça-feira (23), na sessão especial destinada a homenagear Ernesto Che Guevara, a integração dos países da América Latina. Disse que, nesse aspecto, respeita o presidente Lula, pois "o Brasil é o único país da América Latina que quer a integração", afirmou o parlamentar.

Simon ressaltou também o caráter de Che, que, ao lado de Fidel Castro, liderou a revolução que implantou o regime socialista em Cuba. De acordo com o representante gaúcho, no mundo das ações políticas existem duas fases: a luta para chegar ao poder e o que acontece depois de chegar lá. Para o senador, o líder revolucionário não se encantou com o poder. No apogeu da revolução, lembra, ele largou tudo para continuar a caminhada, "um argentino de bicicleta andou por aí, ajudou numa luta que no início parecia impossível".

- Não acho que o Che Guevara é um mito; acho que ele é uma grande figura. Parece piada, mas no Brasil, o PT chegou lá, o PMDB chegou lá, o PSDB chegou lá, mas nenhum dos três quando chegou no poder teve uma figura do Che, que largasse o governo e ficasse fiel a suas idéias- destacou o senador.



23/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil defende projetos estruturantes de integração regional para a América Latina

CRE debate integração elétrica na América Latina

Comissão discute infraestrutura e integração na América Latina

Efraim Morais diz que integração dos Legislativos na América Latina é um desafio

Itaipu implanta curso de pós sobre integração energética na América Latina

Integração Nacional realiza parceria bilateral entre América Latina e Caribe