Efraim questiona intenções do governo



O senador Efraim Morais (PFL-PB) criticou nesta segunda-feira (9) a afirmação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa radiofônico "Café com o Presidente", de que "o governo pode liberar FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para recuperação de casas destruídas por enchentes".

- Faço um desafio, o governo faça o levantamento: 99% dos desabrigados estão desempregados. Será que o presidente da República esqueceu que, para se ter o FGTS, tem de ter carteira assinada? - indagou.

Efraim, líder da oposição no Senado, citou frases do presidente Lula transcritas pelas agências de notícias, segundo as quais o governo vai esperar o término das chuvas para discutir com prefeitos e governadores como serão construídas as casas. Segundo as agências, o presidente da República defendeu que as prefeituras dêem o terreno, que os governos façam a urbanização e que o governo federal financie a construção das casas.

O senador citou também entrevista do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, na qual ele manifesta o temor de que as chuvas aumentem em fevereiro e março.

- O presidente diz que se deve esperar a chuva passar, mas o ministro diz que vai chover em fevereiro, março e abril. Será que vai ser possível esperar este tempo todinho? Temos mais de 200 mil desabrigados neste país, várias mortes, as estradas estão interrompidas, e o governo vai esperar que as chuvas passem? - afirmou Efraim, dizendo não ver qualquer sinal de solidariedade nas manifestações do presidente ou de seus ministros.



09/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo assina protocolo de intenções com Fiesp na área internacional

Para Alvaro Dias, governo reduz o PNE a uma carta de intenções

Heloísa Helena protesta contra carta de intenções do governo ao FMI

Habitação: Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo assinam protocolos de intenções

Meio Ambiente: Secretaria assina protocolo de intenções com o governo de Buenos Aires

Governo do Estado assina protocolo de intenções para a promoção da cidadania aos portadores de trans