Eleição de Sarney e de mulheres para a Mesa do Senado é histórica, avalia Serys



Ao agradecer em Plenário, nesta sexta-feira (6), sua eleição para a 2ª Vice-Presidência do Senado, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) considerou históricas a eleição do senador José Sarney (PMDB-AP) para a Presidência da Casa e a dos demais integrantes da Mesa, por dois motivos: a garantia dada por Sarney de que se empenhará para aprovar matérias importantes, como as reformas política e tributária e a limitação da edição de medidas provisórias; e o fato de que, pela primeira vez na história do Senado, duas mulheres ocupam cargos efetivos na Mesa - ela e a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), esta na 4ª Secretaria.

Serys lembrou que Sarney, em seu discurso de posse, também disse apoiar o governo Lula e afirmou que buscará manter relações harmônicas com o Executivo. A senadora registrou que, preocupado em reduzir gastos neste momento de crise financeira mundial, o presidente Sarney já determinou um corte nas despesas da ordem de R$ 51,1 milhões, o que representa 10% do orçamento da Casa para 2009 nas rubricas de custeio e investimento.

- Assumo com os atuais membros da Mesa diretora a disposição para contribuir com o presidente para garantir o cumprimento dos compromissos assumidos, de uma rápida aprovação dessas matérias, bem como de ampliar a discussão com o Executivo no sentido de reduzir o envio de medidas provisórias - afirmou a 2ª Vice-Presidente.

Em relação à eleição de mulheres para a Mesa, Serys disse que a eleição para a 2ª Vice-Presidência e para a 4ª Secretaria é uma forma de as mulheres estarem presentes no Senado. A senadora lamentou que nenhuma mulher tenha sido eleita para a Mesa da Câmara dos Deputados, mas disse confiar que os deputados elejam representantes femininas "a qualquer momento".

- A Mesa do Senado deve ser forte, coesa e um fórum de deliberação para melhor condução dos trabalhos da Casa e excelência administrativa. Sua formação deve ser representativa da Casa, não só no que diz respeito à proporcionalidade partidária, mas também da representação regional e de gênero - destacou a senadora.

Serys Slhessarenko ainda ressaltou o clima democrático que se estabeleceu no processo de disputa para a Presidência do Senado, entre Sarney e o senador Tião Viana (PT-AC). Para ela, os candidatos "são dois grandes senadores com plenas condições de ocupar a posição".

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) concordou que o processo eleitoral foi importante e "de alto nível" e também que os dois senadores são "extremamente qualificados para presidir o Senado".



06/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys: 'esta eleição é um orgulho para todas as mulheres do Brasil'

Serys quer 30% dos cargos da Mesa para mulheres

Sarney marca para as 17h eleição dos demais integrantes da Mesa

Ana Amélia propõe voto aberto para eleição da Mesa do Senado

Reunião para eleição da Mesa recomeça, mas não há consenso para ocupação da 4ª secretaria e das suplências da Mesa diretora

Posse de 54 senadores e eleição do presidente do Senado e da Mesa serão no mesmo dia