Ana Amélia propõe voto aberto para eleição da Mesa do Senado



A senadora Ana Amélia (PP-RS) apresentou, em nome da bancada gaúcha - integrada também pelos senadores Pedro Simon (PMDB) e Paulo Paim (PT) – projeto de resolução que altera o Regimento Interno do Senado Federal, tornando abertas as votações hoje secretas, inclusive no caso de eleição da Mesa. A medida valeria para os casos não tratados pela Constituição como secretos.

A senadora explicou que o objetivo da medida é evitar interpretações equivocadas, "a tão temida judicialização", da Emenda Constitucional 76, promulgada nesta quinta-feira (28), que acabou com o voto secreto em casos de cassação de mandato e na apreciação de vetos presidenciais.

A parlamentar observa que a nova disciplina constitucional da matéria é omissa no que diz respeito, por exemplo, ao processo de eleição para os membros da Mesa, entre eles o presidente do Senado, que também preside a Mesa do Congresso Nacional.

- Precisamos de certeza, e não de dúvidas. É necessário reforçar a qualidade e a validade do que aprovamos aqui. Por isso, a relevância dessa proposta, porque, ao alterar o Regimento Interno será difícil, a qualquer insatisfeito com um processo de cassação, derrubar uma decisão do Parlamento mediante medida judicial - argumentou.

Ana Amélia ressaltou que os parlamentares condenados no processo do mensalão, por exemplo, se enfrentarem processo por quebra de decoro, também terão que lidar com o Plenário aberto, transparente.- Não podemos, portanto, deixar que a promulgação dessa emenda seja questionada na Justiça pelos que alegam haver inconsistência jurídica - disse.

A senadora afirma que, com a alteração do Regimento Interno, será difícil "a qualquer insatisfeito" com o processo de cassação derrubar uma decisão do Parlamento mediante medida judicial

- Mesmo que exista decisão no Supremo Tribunal Federal ratificando que a regra é o voto aberto, é prudente reduzirmos as chances para equívocos e interpretações divergentes. A precisão, nesse caso, é uma necessidade - afirmou a senadora.



28/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova voto aberto para eleições da Mesa e comissões do Senado

Ana Amélia pede aprovação de voto aberto para cassação de mandato parlamentar

Ana Amélia defende voto aberto no Legislativo

Alvaro Dias apóia fim do voto secreto para cassações, mas não para veto e eleição da Mesa

Ana Amélia defende aprovação de PEC do voto aberto vinda da Câmara

Ana Amélia pede pressa na inclusão do voto aberto no Regimento Interno