Eleições: Sibá diz que PT saiu fortalecido mesmo com derrotas em São Paulo e Porto Alegre



O senador Sibá Machado (PT-AC) também usou a tribuna para fazer uma análise dos resultados do PT nas eleições municipais, realizadas no último domingo (31). Na avaliação do senador, embora tenha perdido espaço para partidos menores, e também para partidos consolidados como o PSDB e o PPS, no caso de São Paulo e Porto Alegre, a sigla registrou crescimento na região Amazônica, logrando vitórias na disputas pelas prefeituras de Rio Branco (AC), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Palmas (TO).

Na opinião do senador, a maioria das derrotas do PT foram verificadas onde as nuanças regionais regidas pelas coligações partidárias prevaleceram. Nesses locais, frisou, a orientação nacional do partido usou a estratégia de ajudar e apoiar partidos que fazem parte da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Sibá comentou ainda o caso da vitória do PT em Fortaleza (CE), onde, lembrou, a candidata do Luizianne Lins foi preterida em função de compromisso do partido com o PCdoB local para o primeiro turno. Ele disse que a orientação da Executiva Nacional respeitou o acordo no primeiro turno, mas apoiou a candidata petista no segundo turno, do qual ela saiu vitoriosa.

- Estou feliz com os resultados do PT nessas eleições. Quero parabenizar o presidente do partido, José Genoíno, que agiu democraticamente, comandando um partido que não é centralizador - enfatizou Sibá Machado.

 O senador disse ainda, em relação à derrota do PT em São Paulo, que a candidata Marta Suplicy acabou por consolidar-se como mais uma liderança nacional do partido, principalmente em razão do número de votos que contabilizou no pleito municipal.



03/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚDIO COELHO: INSTITUTO DA REELEIÇÃO SAIU FORTALECIDO

SESSÃO PLENÁRIA/Pavan afirma que PT saiu fortalecido das prévias

Paulo Paim destaca 240 anos de Porto Alegre

Serys diz que PT sai fortalecido das eleições municipais

Paulo Paim lamenta assassinato do secretário de Saúde de Porto Alegre

Paulo Paim lamenta incêndio no Mercado Público de Porto Alegre