Eleitor digitará 21 teclas para escolher seus representantes



Nas eleições de 1º de outubro, os eleitores brasileiros precisarão digitar, pelo menos, 21 teclas da urna eletrônica para escolher os seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo local e federal. Isso porque, se não errar, cada eleitor digitará 16 algarismos mais cinco vezes a tecla confirma.

VEJA MAIS

Ao todo, os 125,91 milhões de eleitores brasileiros irão escolher 513 deputados federais, 1.059 deputados estaduais/distritais, 27 senadores, 27 governadores e um presidente da República. Pode haver segundo turno, marcado para o dia 29 de outubro, para os cargos de governador e presidente caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos no primeiro turno.

A primeira escolha que o eleitor fará será para deputado federal, cuja identificação é feita por quatro números. Depois de digitada a numeração correspondente ao candidato, o eleitor deve observar a foto que aparece na tela da urna e, se conferir com o seu escolhido, apertar a tecla confirma. O procedimento repete-se na escolha do deputado estadual ou distrital (no caso do Distrito Federal), com a digitação de cinco números. Depois é a vez de eleger o senador, representado por três dígitos. A quarta escolha é para governador e, por fim, a quinta é para presidente da República. Para esses dois últimos cargos, o eleitor digita os dois algarismos que correspondem ao partido do candidato.

Em caso de engano, a tecla corrige deve ser acionada para que haja as alterações. Assim, a digitação do número correspondente ao candidato deve ser refeita e depois ratificada pelo eleitor após a conferência da foto do candidato. Só então deve ser apertada novamente a opção confirma.

Para facilitar a votação, a Justiça Eleitoral recomenda aos eleitores que levem os números de seus candidatos anotados. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estão distribuindo 74 milhões de "colas eleitorais" (um lembrete em papel para que os eleitores anotem os números de seus candidatos), mas os números podem ser escritos em qualquer outro papel. A previsão é que cada eleitor gaste, em média, 40 segundos para concluir a votação, mesmo tempo calculadopor eleitor nas últimas eleições gerais, em 2002.

O eleitor, ainda, pode treinar o processo de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abrindo o link Eleições e o chamado Simulação de votação, onde é possível simular a votação na urna eletrônica em três situações.

Clique aqui para eleição nacional:

Clique aqui para eleição no DF:

Clique aqui para eleição no exterior:

(Com informações do site do Tribunal Superior Eleitoral)



19/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


ONGs começam a escolher seus representantes no fundo ambiental

Residentes no exterior poderão escolher seus representantes na Câmara

Parlamento juvenil do Mercosul começa a escolher representantes nacionais

Eleitores brasileiros poderão escolher em 2012 representantes no Parlasul

Eleitor elegerá em 2010 representantes do Brasil no Parlamento do Mercosul

Gerson Camata: estados devem ter autonomia para determinar forma de escolha de seus representantes