Gerson Camata: estados devem ter autonomia para determinar forma de escolha de seus representantes
O senador Gerson Camata (PMDB-ES) anunciou, em pronunciamento nesta quarta-feira (27), que pretende sugerir emenda ao projeto de reforma política (PL 1210/07) que tramita na Câmara dos Deputados para propor que cada estado possa determinar a forma de escolha de seus representantes.
- Assim, um estado poderia observar o que está acontecendo no outro. O país disporia de "uma variedade enorme de modelos" que certamente levaria ao aperfeiçoamento do sistema político - defendeu.
Camata irá sugerir ainda, segundo informou, que os eleitores tenham a opção de "vetar" candidatos ao dar "votos negativos" aos componentes das listas indicadas pelos partidos. Pela proposta, o "campeão de votos negativos" de cada estado não poderia disputar eleições por um período de dez anos.
A discussão sobre a reforma do sistema político e eleitoral foi iniciada no Congresso Nacional há cerca de dez anos, quando foram criadas comissões para debater o assunto no Senado Federal e na Câmara. As principais propostas do projeto que os deputados podem votar esta semana são o voto em lista fechada para candidatos em eleições proporcionais (deputados distrital, estadual e federal, e vereador), o financiamento público de campanhas eleitorais, a instituição da cláusula de barreira e a criação de federações de partidos.
O senador Gerson Camata informou que o jornal A Gazeta e a TV Gazeta, de Vitória, irão promover, em breve, um seminário para discutir sistemas políticos e formas de representação, com a presença de especialistas e parlamentares do Brasil, da Alemanha e da Itália.27/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gerson Camata: café será recomendado para estudantes norte-americanos por causa de seus benefícios
Projeto dá às universidades poder de definir forma de escolha de seus dirigentes
As desigualdades devem ser tratadas de forma diferente, dizem representantes do Executivo
Gerson Camata: 'O ano que começa é bom para o Brasil'
Em Plenário, Sarney diz que proporcionalidade deve determinar escolha de demais cargos da Mesa
Gerson Camata pede punição para juízes corruptos