Eleitores que não votaram no 1º turno podem votar normalmente no domingo



Os eleitores que não votaram no 1º turno das Eleições 2010 podem votar normalmente no próximo domingo (31), quando ocorre o 2º turno.  A regra também vale para quem ainda não justificou a ausência no dia 3 de outubro, uma vez que o prazo para apresentar motivos para a Justiça Eleitoral vai até 3 de dezembro.

Saiba mais sobre Eleições no Portal Brasil

No 1º turno, 24,6 milhões de pessoas não votaram e devem justificar o não comparecimento nas urnas. A ausência em cada turno da eleição deve ser justificada individualmente e a pessoa que não votar em três eleições consecutivas, não justificar a ausência e não quitar a multa terá a inscrição cancelada e poderá ser excluída do cadastro de eleitores.

O eleitor que estiver em situação irregular na Justiça Eleitoral não pode obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, caso seja servidor público; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Só poderão votar em trânsito no 2º turno os eleitores que fizeram registro na Justiça Eleitoral entre os dias 15 de julho e 15 de agosto. O voto em trânsito só pode ser feito nas 26 capitais e no Distrito Federal e para o cargo de presidente.


Fonte:
Agência Brasil



26/10/2010 21:03


Artigos Relacionados


Segundo turno mobiliza 27,3 milhões de eleitores no domingo

104,82 milhões de brasileiros votaram no primeiro turno

Zambiasi quer 2º turno em municípios com mais de 100 mil eleitores

Eleitor ausente no 1º turno poderá votar no 2º turno das eleições

Eleitores podem tirar título até 5 de maio

Eleitores já podem pedir transferência temporária do título