Eletrificação rural avança em todo o país, diz Jucá
O lançamento oficial do programa, acrescentou Jucá, foi em dezembro de 1999 e, no final do ano passado, já haviam sido celebrados 43 contratos de financiamento entre a Eletrobrás e 39 concessionárias para aplicação em programas de eletrificação rural em 23 estados.
Os dados foram obtidos pelo senador no Relatório Síntese da Eletrobrás, publicação anual relativa a 2000. Para Jucá, a eletrificação rural, antiga reivindicação de milhões de brasileiros, está na iminência de tornar-se uma realidade.
- Ainda em seu primeiro ano de execução, o "Luz no Campo" concretizou uma série de outras ações também importantes, como a instalação do serviço de atendimento aos interessados, um call center com discagem direta gratuita, a elaboração dos planos estratégico e de marketing, bem como a edição regular de boletins informativos e a implantação e manutenção da página do programa na Internet - afirmou.
Citando dados do relatório da Eletrobrás, o senador disse que serão utilizados no programa mais de 297 mil transformadores, num total de 3,26 milhões de KVA (quilovolts-ampère) de potência a ser instalada. O programa soma ainda 196 mil quilômetros de linhas de alta tensão, 28 mil quilômetros de redes de baixa tensão e perto de cinco quilômetros de redes conjugadas, comportando a utilização de 42 mil toneladas de cabos condutores. Também serão instalados mais de dois milhões de postes e 874 mil medidores de energia, informou o senador.
24/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ROMERO JUCÁ ELOGIA PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL
Agentes de assistência técnica e extensão rural de todo o País terão formação continuada
JUCÁ: ROLAGEM DA DÍVIDA DE SÃO PAULO FAVORECE TODO O PAÍS
CCJ faz audiência para mediar acordo na eletrificação rural
Patrocínio destaca avanços na eletrificação rural de Tocantins
MOREIRA MENDES ELOGIA PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL