Eletrobras Eletronorte lança programa de superação da pobreza
A Eletrobras Eletronorte lança, nos dias 17 e 18 de novembro, o Programa Eletrobras Eletronorte pela Superação da Pobreza com o objetivo de promover o debate, a sensibilização e a capacitação estruturadas para o Plano de Combate à Pobreza do Governo Federal. As ações do plano visam implementar medidas que valorizem as potencialidades locais, reduzindo desigualdades regionais e promovendo a inclusão social. A Eletrobras vai estimular a implementação de alternativas econômicas que produzam riquezas e, ao mesmo tempo, garantam a preservação ambiental.
A elaboração do plano de combate à pobreza está ligada ao objetivo estratégico da Eletrobras de alcançar resultados sustentáveis e ao compromisso institucional com as Metas do Milênio, o Pacto Global e as metas do Plano Brasil 2022 de erradicar a extrema pobreza. Busca também atender os princípios de empoderamento da Organização das Nações Unidas Mulheres, contribuindo com a autonomia econômica e financeira das mulheres por meio da capacitação para a inclusão produtiva.
A abertura do I Seminário Programa Eletrobras Eletronorte pela Superação da Pobreza será realizada no dia 17 de novembro com a participação de representantes dos Ministérios de Minas e Energia, do Desenvolvimento Social, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ministério de Educação, Eletrobras e Eletrobras Eletronorte. Na ocasião será assinado um Acordo de Cooperação e Protocolo de Intenções com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e Ministério de Educação. Será apresentado o case Política de Boa Vizinhança, um projeto de voluntariado voltado para mulheres no Pará. A secretária extraordinária para a Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ana Fonseca, vai proferir a palestra Plano Brasil sem Miséria e Integração das Políticas Públicas de Combate à Pobreza.
Mapa de Oportunidades
Nos últimos anos, cerca de 28 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta e 36 milhões entraram na classe média. A estabilidade econômica do País e os programas sociais do governo federal são alguns dos fatores responsáveis por uma melhor condição socioeconômica do povo brasileiro. Mesmo com os avanços, mais de 16 milhões de pessoas ainda permanecem na pobreza extrema. Com o objetivo de romper as barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que ainda segregam parte da população, o governo federal lançou o Plano Brasil Sem Miséria.
Segundo informações do governo federal, o Brasil Sem Miséria terá ações nacionais e regionais baseadas em três eixos: renda, inclusão produtiva e serviços públicos. No campo, o objetivo central será aumentar a produção dos agricultores. Na cidade, qualificar mão de obra e identificar oportunidades e emprego para os mais pobres. Para atingir as metas, o plano está montando o Mapa da Pobreza do Brasil e um Mapa de Oportunidades que vão permitir a identificação e cadastro de pessoas que ainda não recebem o Bolsa Família, seja por falta de informação, seja por viverem em localidades ainda não alcançadas pela ação do Estado.
Fonte:
Secretaria de Políticas para as Mulheres
17/11/2011 20:38
Artigos Relacionados
Cuiabá lança plano municipal para superação da extrema pobreza
Estado do Maranhão será assistido por programa de superação da extrema pobreza
Presidentes da Eletrobrás, Eletronorte e Furnas depõem em comissão
Rio Grande do Sul lança programa de erradicação da pobreza extrema
Plano de superação da extrema pobreza completa um ano
Rio de Janeiro avança na superação da extrema pobreza