Eletrobras estuda participação em geração renovável e transmissão dos EUA
A Eletrobras poderá comprar participação em pequenas empresas de geração renovável e transmissão nos Estados Unidos. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (26) pelo superintendente de Operações no Exterior da empresa, Sinval Gama.
Com a compra das participações minoritárias em empresas norte-americanas, a Eletrobras espera conhecer o mercado do EUA e se preparar para negócios futuros. Segundo Sinval, a ideia é comprar cerca de 10% de participação de uma ou duas empresas de pequeno porte, para depois participar dos grandes leilões que o governo norte-americano deve realizar para limpar sua matriz energética.
No momento, 11 empresas norte-americanas estão sendo estudadas. Outros empreendimentos que totalizam em torno de 30 mil MW também estão sendo estudados em outros países. “Nem tudo é viável, mas creio que cerca de 6.000 MW possam sair do papel já no ano que vem”, afirmou Sinval. Esse total seria o resultado da soma de empreendimentos na Nicarágua, Peru e Garabi, usina que apesar de estar na parte brasileira do rio Uruguai é um empreendimento binacional com a Argentina.
O primeiro projeto a sair do papel, porém, foi uma linha de transmissão, de 400 quilômetros, unindo o Brasil ao Uruguai. Fruto de um investimento de R$ 128 milhões, ela deve entrar em operação em março de 2013.
De acordo com o Plano Estratégico da Eletrobras, até 2020 a empresa deverá ter 10% de sua receita vinda do exterior. Mas, segundo Sinval,“a Eletrobras só fará projetos no exterior se o retorno for melhor do que no Brasil. Caso contrário, não faremos”.
Fonte:
Eletrobras
06/08/2010 02:12
Artigos Relacionados
Eletrobras Eletrosul aumenta participação em empresas de transmissão de energia
Energia renovável é tema de debate entre ministro das Relações Exteriores da Alemanha e Eletrobras
Brasil é exemplo para o mundo em geração de energia renovável, diz Lula
Eletrobras Piauí investe R$ 3 milhões em sistema de transmissão
Eletrobras elabora estudo sobre geração de renda sustentável
(Flash) - Governo do Estado estuda novas formas de geração de energia