Elifas conclama Congresso a discutir os reais problemas do país e fazer pacto político
O senador Paulo Elifas (PMDB-RO) fez um apelo ao Congresso para que se discutam as questões reais e graves do país, elaborando e votando projetos que aperfeiçoem a sociedade brasileira. Somente assim será possível criar condições para que o Executivo transforme em realidade as idéias aprovadas nas últimas eleições, cujo recado foi de esperança e mudança. Ele defendeu ainda um pacto político para superar a crise.
- O Congresso não pode perder tempo discutindo o caso Waldomiro, a estrela dos jardins do Palácio do Alvorada, se a CPI sai ou não sai. Ao fazê-lo, está se esquecendo da violência urbana, fome, desemprego e má distribuição de renda, que são os verdadeiros problemas do país - argumentou.
Para Elifas, somente um grande pacto político, que impeça as diferenças pessoais e partidárias de bloquear a compreensão da realidade, será capaz de superar esse momento de crise, em que a violência urbana e rural mais se parece a uma guerra civil não declarada, e o crescimento da produção coloca-se abaixo do crescimento vegetativo da população, disse. Segundo o senador por Rondônia, o Brasil precisa construir sua agenda para o amanhã.
- Milhões de jovens estão entrando no mercado de trabalho e, ao invés de engrossarem as estatísticas de produção, juntam-se aos números, já preocupantes, da grande massa desempregada. Recursos que são escassos no mundo desenvolvido aqui repousam em berço esplêndido, vítimas da sanha internacional, construindo o amanhã dos outros, em detrimento do futuro dos nossos - observou o senador.
Elifas afirmou que o governo federal precisa de paz para levar a cabo -a esperança depositada nas urnas-.
- Não há como continuar apostando na próxima questiúncula que irá ocupar as mentes privilegiadas do país, num elevado custo de oportunidade em relação às mazelas verdadeiras do país - concluiu.
Em aparte, o senador Augusto Botelho (PDT-RR) elogiou o pronunciamento de Elifas, dizendo ser preciso -tocar nas feridas- do país. Para Alvaro Dias (PSDB-PR), os senadores não podem se deixar envolver pela atmosfera de Brasília, esquecendo-se do que realmente se passa no interior do país.
28/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá conclama Congresso a um entendimento político a partir de 2007
FRANCELINO CONCLAMA CONGRESSO E SOCIEDADE A DISCUTIR GLOBALIZAÇÃO
ARRUDA CONCLAMA CONGRESSO A DISCUTIR PROJETO PELÉ
Elifas saúda acordo que pode resolver problemas de desmatamento em Rondônia
Vídeo | Pedro Taques diz que Congresso deve fazer debate profundo sobre pacto federativo
Lula reúne conselho político para discutir próximas votações no Congresso