Sibá conclama Congresso a um entendimento político a partir de 2007



O senador Sibá Machado (PT-AC) enfatizou, nesta quarta-feira (18), que é fundamental que, em nome da democracia, todo o Congresso se empenhe num debate civilizado e suprapartidário rumo a um "entendimento político" a partir da nova co-relação de forças que surge das urnas.Esse entendimento seria algo próximo ao conceito de "concertação", nascido na Espanha.

Sibá lembrou que a idéia de "concertação" surgiu depois da ditadura franquista, a partir da noção de que os partidos devem se unir para aprovar propostas comuns e, dessa forma, ajudar o país a superar seus problemas.

O senador prosseguiu com o exemplo do Chile, onde, explicou, a "concertación" está relacionada à união de vários partidos de esquerda e centro na escolha de candidatos ao governo comum e formação de bloco parlamentar, o que facilita a governabilidade.

- No Brasil, ainda não está bem claro até onde iria a "concertação". Mas vários setores da oposição parecem aceitar que, dependendo do que vier a acontecer no segundo turno das eleições, pode vir a ser essa a situação no próximo ano. Na pauta, estariam, pelo menos, a reforma política, o fim da reeleição e as mudanças na elaboração do orçamento. Essa agenda mínima é importante para a imagem do Congresso, tão desgastada nos últimos tempos -disse Sibá.

Em seu pronunciamento, o parlamentar retomou a história da República no país, e destacou que Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro presidente de origem popular eleito, com 53 milhões de votos, em 2002.

- Daqui para frente, temos por desafios conciliar a consolidação democrática com equilíbrio fiscal e desenvolvimento. A agenda da "concertação" nacional inclui o fortalecimento das instituições de estado e republicanas, o fortalecimento das agremiações partidárias e da economia, com renda para todos, e a luta por democracia política, econômica e intelectual - afirmou.

Sibá salientou que "todas as pessoas querem paz, acesso à renda e ao conhecimento".

- Se nos empenharmos, podemos fazer com que esse país seja líder na experiência da solidariedade e do desenvolvimento - disse.

18/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Elifas conclama Congresso a discutir os reais problemas do país e fazer pacto político

Tião Viana vê novo momento político e possibilidade de entendimento

Entendimento político teria sido melhor para o país, diz Valter Pereira

Sibá manifesta indignação com uso político da CPI da Terra

Sibá Machado não acredita em uso político da TV pública

Sibá saúda Petrobras por receber o prêmio Top Gestão de Ativos Intangíveis 2007