Em dia de longas reuniões, líderes negociam acordo para votação do Orçamento



Depois de duas reuniões que duraram mais de quatro horas ao longo do dia e da noite desta quarta-feira (5), líderes partidários caminharam para um acordo, pouco antes das 23h, que pode permitir a votação do Orçamento de 2008 nesta quinta-feira (6) ou, no mais tardar, na próxima terça-feira (11). As reuniões foram dirigidas pelo presidente do Congresso, senador Garibaldi Alves Filho.

VEJA MAIS

Ficou acertado que serão eliminadas do Orçamento as 95 emendas individuais de parlamentares colocadas no Anexo de Metas e Prioridades, motivo de pesadas críticas do PSDB, pois elas teriam beneficiado menos de 16% de todos os deputados e senadores.

Líderes da base do governo conseguiram convencer integrantes da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) que os R$ 534 milhões destinados a projetos e programas citados no Anexo de Metas sejam distribuídos entre os 27 estados. Para isso, as bancadas estaduais vão indicar os novos projetos que querem ver no orçamento.

O PSDB e o DEM concordaram a princípio com a redistribuição das verbas, mas querem ver os cálculos sobre quanto cada estado receberá. Os cálculos ficaram prontos à noite e serão apresentados aos líderes oposicionistas às 9h desta quinta.

À espera do acordo, Garibaldi Alves adiou para as 10h desta quinta (6) a sessão do Congresso convocada para quarta (5) para votar o orçamento. O líderes do PSDB e DEM no Senado, Arthur Virgílio (AM) e José Agripino (RN), disseram à noite à imprensa que preferem a sessão na próxima terça-feira (11) pois, assim, terão tempo para examinar a solução sobre o Anexo de Metas.

- Na prática, o Anexo de Metas e Prioridades deverá ser extinto - afirmou em entrevista, depois da última reunião do dia, às 22h30, o líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE). Para ele, o importante é que o orçamento agora seja votado com rapidez, depois de 80 dias de atraso provocado pelo fim da cobrança da CPMF, que retirou R$ 39 bilhões das receitas federais.

Ao deixar o Senado, à noite, Garibaldi Alves disse acreditar que "o bom senso vai prevalecer" na reunião da manhã desta quinta entre os líderes da base do governo e da Comissão de Orçamento com as lideranças do PSDB e do DEM.



05/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes negociam saída para votação do Orçamento

Sem acordo, CMO adia reuniões para votação de relatório preliminar do Orçamento

Líderes partidários do Senado e da Câmara buscam acordo para a votação do Orçamento de 2008

LÍDERES FECHAM ACORDO PARA VOTAR ORÇAMENTO DE 99

Líderes selam acordo para votação da LDO e de créditos suplementares

Líderes da Comissão de Orçamento tentam acordo para votar LDO na quarta